segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
MARACATU E RELIGIÃO
maracatu
Origem
O maracatu-nação tradicional vem de uma origem religiosa, sendo estes, a posteriori, sagrados nos terreiros de xangô pernambucano ou candomblé. ... As principais formas de iludir o Estado era fundar blocos carnavalescos e ao toque dos tambores de um maracatu.
Vídeo - MARACATU NAÇÃO PERNAMBUCO OLODUM MARÉ
https://youtu.be/3uZlIET-lKQ
substantivo masculino
- 1.Dança em que um bloco fantasiado, bailando ao som de tambores, chocalhos e gonguê, segue uma mulher, que leva na mão um bastão em cuja extremidade tem uma boneca ricamente enfeitada (a calunga ) e executa evoluções coreográficas.
- 2.Música popular inspirada nessa dança.
Origem
ETIM orig.afr., prov. banta
Maracatu (ritmo)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_(ritmo)Maracatu Nação
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3oVídeo - MARACATU NAÇÃO PERNAMBUCO OLODUM MARÉ
https://youtu.be/3uZlIET-lKQ
Maracatu Nação Fortaleza 2006
https://youtu.be/7eoIcLKnAGM
MACUMBE
MACUMBE - Macumbé, m. Árvore africana, (swartzia madagascariensis).
A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.
Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o candomblé e a umbanda.
Entretanto, ainda que macumba seja confundida com o candomblé e a umbanda, os praticantes e seguidores dessas religiões recusam o uso da palavra para designá-las.