" CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ "

sábado, 28 de novembro de 2009

O BEM E O MAL

O Bem e o Mal estão misturados neste mundo e se manifestam sob diversos aspectos. A tragédia e a comédia, a infelicidade e a felicidade, a guerra e a paz, são sempre motivadas pelo Bem e o Mal. Mas porque existem homens bons e homens maus? Deve haver alguma causa fundamental que os origina e esta causa precisa ser conhecida.

Evidentemente, todo ser humano deseja ser bom. Ninguém gosta de ser mau. Tanto no campo da política social como no terreno da família, todos, salvo algumas exceções, amam o bem por inclinação natural, porque sabem que a paz e a felicidade não nascem do Mal.

Vou definir o homem bom e o homem mau.

O homem bom acredita no invisível. O homem mau não acredita no invisível. Quem acredita no invisível, acredita na existência de Deus; em outros termos, é espiritualista. Quem não acredita no invisível, é materialista e ateu.

Quando um homem pratica o Bem, seus pensamentos emanam do amor, da misericórdia, da justiça social e, em sentido amplo, do amor à humanidade. Há homens que praticam o Bem por acreditarem na lei do karma. Ajudam os outros por compaixão, imbuídos do pensamento budista de retribuição das quatro obrigações.

Não desperdiçar as coisas, agir com simplicidade e frugalidade – são algumas das manifestações do Bem. O homem de fé sente-se grato a Deus. A atitude de agradecimento, o esforço para submeter-se à vontade de Deus – estão entre as principais manifestações do Bem.

Vejamos agora a psicologia do homem mau. Quem pratica maus atos não acredita absolutamente na existência de Deus. Essas pessoas pensam que podem praticar qualquer maldade para se beneficiarem, desde que consigam fazê-lo às escondida. Têm pensamentos niilistas, iludem os outros como se tratasse da coisa mais comum, prejudicam o próximo sem pensar nas perturbações que causam aos homens e à sociedade. Em casos extremos chegam até a perpetrar assassínios. A guerra é um assassínio grupal. Os heróis da antiguidade provocavam grandes guerras para alimentar o seu desejo ilimitado de poder e procediam de acordo com o lema segundo o qual " a razão está com quem detém o poder".

Mas há um velho ditado que diz: " Enquanto os ventos lhes são favoráveis, o homem vence até o céu; quando o céu decide, entretanto, o homem é subjugado". O homem mau pode prosperar durante algum tempo, mas o seu fim será sempre um destino trágico. Isto é claramente demonstrado pela História. O motivo de sua ruína, naturalmente, foi o mal que praticou.

Essas pessoas, porém, crêem que obter vantagens à custas dos outros é até uma prova de esperteza e por isso praticam o maior número possível de atos malignos, para poderem levar uma vida faustosa. Elas também pensam que não existe vida no mundo espiritual e que o ser humano, após a morte, fica reduzido a zero. É através desses pensamentos que surge o Mal.

No entanto, ainda que esses indivíduos tenham sorte, o seu sucesso é apenas temporário. Se as observarmos com uma visão ampla, vemos que um dia acabam sendo infalivelmente destruídas.

Quem erra praticando o mal, vive sempre intranqüilo, no terror de ser descoberto e preso a qualquer momento. E torturado pelo peso da consciência, terá de se arrepender fatalmente.

Muitas vezes, uma pessoa que cometeu um delito acaba por denunciar-se a si própria. E não raro, ao ver-se presa e condenada, fica até contente, sentindo-se aliviada. Isto acontece porque a alma, dada por Deus, foi repreendida por Deus. Porque a alma se comunica com a divindade através do fio espiritual. Portanto, quando um homem pratica o mal, mesmo que iluda perfeitamente os olhos dos outros, não consegue iludir-se a si mesmo. Através do fio espiritual que liga o homem à divindade, Deus conhece detalhadamente todos os atos do ser humano. Todas as coisas que o homem pratica ficam registradas no Livro de Yama ( O Senhor de Hades, o Rei do Inferno).

Ensinamento de Meishu Sama

12 comentários:

  1. NA VERDADE PRA MIM O BEM EO O MAL SAO COISAS COMPLETAMENTE DIFERENTES NAO GOSTO NADA DO MAL SO DO BEM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. geovana e cryslanne19 de janeiro de 2010 03:58

    bom, e muito interesante eu adorei e legal eu aprendi muitas coisas legais sobre o bem e o mal!!!

    ResponderExcluir
  3. joyce n27,gilvaneide n22,cleiton9,wesley n20.
    o bem e o mal
    estao pelo mundo para trazer paz e sofrimento as pessoas que estao no mal nao acreditam em Deus tem pessoas que nao acreditam em si mesmo tambem tem umas que se arrepende e se condenam faz com que ela mesma pague com o que fez mas o bem so traz felicidade paz para nos mais quem estiver nos outos caminhos se as pessoas buscarem pode ir para o lado do bem entao nos tem que buscar o bem
    bjos tichau

    ResponderExcluir
  4. alisson 21; clelson 08; david 09.21 de janeiro de 2010 05:09

    D.LUSTUSA 8A;M ALISSON 21; CLELSON 08;DAVID 09;bem e o mal
    estao pelo mundo para trazer paz e sofrimento as pessoas que estao no mal nao acreditam em Deus tem pessoas que nao acreditam em si mesmo tambem tem umas que se

    ResponderExcluir
  5. D.LUSTOSA 8B;MANHA bem e o mal
    estao pelo mundo para trazer paz e sofrimento as pessoas que estao no mal não acreditam em Deus tem pessoas que não acreditam em si mesmo tambem tem umas que se arrepende e se condenam faz com que ela mesma pague com o que fez,mas o bem so traz felicidade,alegria,para todos do mundo todo.por isso nós ficamos com a PAZ...

    ResponderExcluir
  6. bem e o mal
    estao pelo mundo para trazer paz e sofrimento as pessoas que estao no mal nao acreditam em Deus

    ResponderExcluir
  7. bem e o mal
    estao pelo mundo para trazer paz e sofrimento as pessoas que estao no mal nao acreditam em Deus
    dom lusto nome henrique

    ResponderExcluir
  8. oie meu nome e beatriz eu adorei e me ajuto muito pra ver a vida com outros olhos obricado pela a sua opiniao .

    ResponderExcluir
  9. ccr n;24 tamires 7d m

    eu entendi que o espiritismo ele acredita na reencarnação ea comunicação entre os vivos e os mortos

    ResponderExcluir
  10. Maria Daiane de Souza 9a (manhã)ccr
    Esse texto está muito bom e com ele podermos entender mais sobre o bem e o mal e sabermos que a melhor escolha é fazer o bem!

    ResponderExcluir