SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sábado, 21 de agosto de 2010

LIBERDADE RELIGIOSA

Liberdade religiosa, in-tolerância religiosa



Rev. Israel Cardoso *

Adital -

Fala-se muito em liberdade religiosa. A nossa Constituição no artigo 5º, inciso VI diz que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias". A Declaração Universal dos Direitos humanos, também afirma que a Liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais. A pesar de o Estado Brasileiro ser laico, essa não é a impressão que temos às vezes, pois, uma boa parte dos feriados nacionais e municipais são na verdade feriados religiosos cristãos. Sei que os que crêem na autenticidade desses feriados com certeza vão querer dar uma fundamentação histórica para defender seus interesses religiosos ou políticos. Uma coisa é o rastro da religião deixado por conseqüência da colonização, outra coisa é o preconceito e intolerância religiosa visibilizados em nossa sociedade no dia a dia. É comum vermos no interior de órgãos públicos um crucifixo na parede, uma imagem de Maria ou uma Bíblia em um lugar de destaque. O Estado Brasileiro é laico, ele não deve ter, e não tem religião. Hospitais, por exemplo, já são equipados com capela "cristã" para prestarem assistência religiosa; muitos se aproveitam desse momento de fragilidade dos doentes e seus familiares para lhes convencerem a sair da sua religião e virem para a "verdadeira". Não é difícil vermos também celebrações ecumênicas que na maioria das vezes são dirigidas apenas por padres e/ou pastores. É comum presenciarmos em praças públicas, paradas de ônibus, ou mesmo dentro dos ônibus, alguém empunhando uma Bíblia como se fosse uma metralhadora, pregando um "evangelho" com palavras agressivas, apelativas, demonizantes; condenando ao inferno quem não crer como ele/ela. Isso é liberdade religiosa ou abuso da liberdade religiosa? 
Se vivemos em um Estado Laico, por que no lugar do crucifixo não se coloca também, por exemplo, uma imagem de Buda, uma foto de Maomé, uma imagem de uma Divindade africana, um símbolo Bah’ai, uma imagem de Krishna, etc.? Por que no aniversário de emancipação de uma cidade, no lugar de um culto católico e/ou evangélico, não se faz uma mística macro-religiosa com a presença de sacerdotes cristãos e não cristãos? Esses últimos são indignos? Não são filhos de Deus? Eu não creio assim! Já pensaram se uma Yalorixá (Mãe de santo) entrasse em um ônibus e começasse a falar sobre a influência dos orixás na vida das pessoas, pedindo que os passageiros seguissem tal religião? Como os passageiros cristãos agiriam? Creio que no mínimo ela seria "convidada" a descer do ônibus ou parar de falar. Muitos cristãos ainda hoje se auto-afirmam donos da verdade. Exterminaram índios e negros, mataram bruxas, maçons, etc. e ainda hoje, condenam ao inferno os homossexuais, divorciados, muçulmanos, Espíritas etc. A pesar de tudo isso, ainda falam de Paz do Senhor. Creio que os cristãos precisam muito aprender sobre paz e tolerância religiosa com religiões como o Budismo, o Candomblé, a Fé Bah’ai, o Induísmo, o Kardecismo etc. Esses têm muito a nos ensinar sobre tolerância religiosa; pois boa parte deles têm sido vítimas de intolerância por parte dos cristãos sem revidar os ataques. Não pode haver uma cultura de paz, sem tolerância religiosa. Precisamos cada vez mais tirar as vendas do preconceito religioso e da intolerância religiosa, só assim, poderemos ver Deus nos outros. A grande questão é que a "Igreja de Cristo" está bem distante d’Ele e do seu projeto de vida. Ela prefere se basear em Dogmas que ela mesma criou, prefere ser fundamentalista na interpretação literal dos textos bíblicos, ao invés de se fundamentar no amor universal do Ser absoluto que é Pai, Mãe e irmão de todos e todas.
"Ninguém, nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela).











17 comentários:

  1. E ai professor jonas aqui é o aluno Lucas Nunes Pinheiro, n# 30, 9 ano b tarde, da escola Creusa do Carmo Rocha eu vou postar um comentario breve porque otempo é curto. Gostei muito desse tema liberdade religiosa é um tema que eu sempre debato com a minha mãe porque ela é evangelica e pença que ela é dona da verdade descrimina pricipalmente o Ubamdismo e ela não entende por isso questiona gostei muito da parte que uma mãe de santo entra em um ônibus esse é um ex muito bom verdadeiramente temos que refletir se estamos em um país laico.Até mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. oi professor aq e a joanna darc n# 10 9 ano b tarde, da escola Creusa do Carmo Rocha eu vou postar um comentario breve porque otempo é curto. Gostei muito desse tema liberdade religiosa gostei muito da parte que uma mãe de santo entra em um ônibus esse é um exemplo muito bom verdadeiramente temos que refletir se estamos em um país laico

    ResponderExcluir
  3. escola dom lustosa
    prof:jonas :
    nomes:thalia,lidiane
    n 23 ,28. 7 ano 'B'TARDE


    eu acho que liberdade religiosa é um direito de todos. e é muito interesante por que fala de varios povos religiosos e também é fundamental para cada um de nós.

    ResponderExcluir
  4. Eu Gostei muito desse texto
    porque fala muito bem da liberdade reliosa e é muito legal as pessoas terem liberdade
    ELTON 7°B TARDE N°31

    ResponderExcluir
  5. eoi professor jonas meu tempo é curto. vou ser sincera com base no texto que eu acabei de ler. eu já vi muitas pessoas fazendo esses tipos de coisa por exemplo,dentro de onibus e em varios outros lugares.mas uma coisinha eu adorei ler o texto.


    cecilia e leidiane da escola dom lustosa numeros 19 e 22 . adoramossssssssssssssssssss o textoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. oi eu sou o ANDERSON da 7b tarde da escola DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUTOSA e acho muito legal as pessoas poderem escolher a religião que quer seguir e nimguem pode contestar porque as pessoas tem livre arbitrio é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  7. eu sou Ygor do 7ºB tarde e eu estudo na escola dom lustosa e eu gostei muito desse tema por que nos ensina um pouco sobre a liberdade religiosa e é legal é eu gostei do tema no ultimo prargrafo por que diz quem so pode odiar outra pessoa tem que aprender a odiar

    ResponderExcluir
  8. eu acho fundamental em uma parte do texto que fala que em um momento triste da vida de algem quando augum ente querido esta doente uma pessoa de outra religiao venha pedir para a pessoa mudar de religiao e mais em outro momento que fala de pessoas pregando a sua religiao em onibus e em locais publicos isso e uma coisa muito comum


    artur,geovane,dom lustosa 7°b tarde

    ResponderExcluir
  9. eoi professor leidiane. cecilia da escola dom lustosa numeros 22 e 19 7b tarde.desculpe pelo erro .

    ResponderExcluir
  10. entendi que o brasil e um pais laico e que as pessoas devia compreender mais as religioes e tambem adorei o texto porquer falla da liberdade e bom ter um pouco da liberdade religiosa 7B TARDE NUMERO 25 PABLO DOM LUSTOSA

    ResponderExcluir
  11. nome:janaina n: 34
    prof:jonas 7 ano B TARDE


    Fala de pessoas pregando a sua religião em onibus e em locais publicos isso é uma coisa muito comum.

    ResponderExcluir
  12. Nós gostamos do texto pois ele fala sobre muitas coisas,tipo que muitos estados tem sua religião propria
    Tipo a imagem de Maomé,simbolo de divindade africana e etc.

    Nomes:Henryque Azevedo,Marcelo Gomes
    Nº:07,18
    Escola:Dom Antônio Almeida Lustosa

    ResponderExcluir
  13. oi professor eu sou Maria Dessica nº 21
    turma 7ª B tarde sou da escola Dom Antonho De Aumeida Lustosa eu gostei pogue a gente somos filho de Deus

    ResponderExcluir
  14. jonatha lira 8°A dom lustosa [N°19]

    Eu particulamente achei que a teoria de gaia se baseia simplismente na quanto a natureza mais a
    mulher
    eu tenho 15 anos estou solteiro

    ResponderExcluir
  15. Nayane Kelly Frreira de Souza
    Creusa do Carmo Rocha
    6ªE manhã

    Eu gostei do texto pois ele fala da relação de Deus com a natureza.
    Beijão

    ResponderExcluir
  16. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir