SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sábado, 21 de agosto de 2010

MITO E RELIGIÃO

          Alguns especialistas, como Mircea Eliade, estudioso de história comparada das religiões, atribuem importância especial ao contexto religioso do mito. Com efeito, são muito freqüentes os mitos que versam sobre a origem dos deuses e do mundo (chamados, respectivamente, mitos teogônicos e cosmogônicos), dos homens, de determinados ritos religiosos, de preceitos morais, tabus, pecados e redenção. Em certas religiões, os mitos formam um corpo doutrinal e estão estreitamente relacionados com os rituais religiosos -- o que levou alguns autores a considerar que a origem e a função dos mitos é explicar os rituais religiosos. Mas tal hipótese não foi universalmente aceita, por não esclarecer a formação dos rituais e porque existem mitos que não correspondem a um ritual.  
          Nas religiões monoteístas, as mitologias, sobretudo as teogonias, são geralmente repudiadas como exemplos de ateísmo ou politeísmo, pois representariam uma desvirtuação do Deus único e transcendente, à medida que o relacionam a manifestações ou representações de outras criaturas. Entretanto, essas mesmas religiões também recorrem a descrições fantásticas, de caráter simbólico, para explicar a origem do mundo e do pecado, o fim do mundo e a vida ultraterrena, e não deixam de atribuir a Deus reações e sentimentos humanos.  
          O mito, portanto, é uma linguagem apropriada para a religião. Isso não significa que a religião, tampouco o mito, conte uma história falsa, mas que ambos traduzem numa linguagem plástica (isto é, em descrições e narrações) uma realidade que transcende o senso comum e a racionalidade humana e que, portanto, não cabe em meros conceitos analíticos. Não importa, do ponto de vista do estudo da mitologia e da religião, que Prometeu não tenha sido realmente acorrentado a um rochedo com um abutre a comer-lhe as entranhas, nem que Deus não tenha criado o ser humano a partir do barro. Religião e mito diferem, não quanto à verdade ou falsidade daquilo que narram, mas quanto ao tipo de mensagem que transmitem. 
          A mensagem religiosa geralmente exige determinado comportamento perante Deus, o sagrado e os homens, e é, muitas vezes, formulada de forma compatível com conceitos racionais e em doutrinas sistematizadas. O mito abrange maior amplitude de mensagens, desde atitudes antropológicas muito imprecisas, até conteúdos religiosos, pré-científicos, tribais, folclóricos ou simplesmente anedóticos, que são aceitos e formulados de modo menos consciente e deliberado, mais espontâneo, sem considerações críticas.




VÍDEO SOBRE MITO E RELIGIÃO

http://www.youtube.com/watch?v=zCRXCEELxkkhttp://www.youtube.com/watch?v=zCRXCEELxkk





21 comentários:

  1. DomLustosa. LuanaKaren. t:manha,n:33,9serie10 de setembro de 2010 às 10:07

    Achei muito interessante, e acho que o mito deve estar mesmo com a religião até que se provem o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Everton Freitas CCR 9º A M N°45

    Os mitos não se diferenciam por serem verdade ou mentira mas pelo o que eles transmitem

    ResponderExcluir
  3. Evelly freitas 9AM N:17 CCR.EU ACHO QUE MITOS SAO O QUE NOS ENVENTAMOS,E RELIGIAO EO QUE VOCE QUER ADORAR.

    ResponderExcluir
  4. jose Alan, escola Creusa do Carmo Rocha, 9 ano B tarde ,n# 23. Eu achei muito interessante porque é verdade existe muito mito dentro da religião e alguns mitos até podem ser muito interesante mas o que eles transmitem é oque importa.Falow prof.Jonas.

    ResponderExcluir
  5. E aì prof.Jonas aqui é o Lucas Nunes da escola CCR N#30 9 ano B da tarde meu comentario vai ser breve, eu não entendi muito mas eu acho que mitos estão relacionados quase sempre a religião esão histórias que ninguem tem certesa que é verdade mas muitos acreditam um exemplo é a propia bíblia.até mais.

    ResponderExcluir
  6. E ai prof.Jonas aqui é Lucas Nunes da escola CCR 9ano B tarde N#30.Eu entendi que mitos são histórias quase sempre relacionadas a religião que ninguen sabe que é verdade mas acredita um exemplo é a propia Bíblia.Até mais tarde.

    ResponderExcluir
  7. anna thaynnara 7B TARDE N-05
    DOM LUSTOSA
    eu achei muito interessanti pq mitos são
    coisas que eu ñ sabia nada sobri isso
    e eu ñ sabia que era muinto interessante
    desse jeito a dorei foi demais.

    ResponderExcluir
  8. NOME: VITORIA SILVA
    DOM LUSTOSA
    Nº e 29
    7ºano b tarde
    EU ACHO QUE ESSE TEXTO E MUITO LEGAL POR QUE ALÉM DE INSPIRAR AS PESSOAS A APRENDER MAIS SOBRE AS VARIAS RELIGIÂOS . ENSINAM Á ELAS A RESPEITAREM A DESCOBRIREM E OBSERVAR AS RELIGIÂOS.

    ResponderExcluir
  9. eu achei muito legal falando um pouco de cada reeligiao como candoble e budismo achei legal cada coisas que eu vi os vidios tambem .muitas pessoas acham que nascem odiado mas ningem nasce odiado todas pessoas tem o amor de cada pessoa muitas pessoas nascem diferente do que nos mas voce nao podede ficar triste porque agente e imagem e semelhante de deus.





    dom lustosa;alice7°ano b tarde

    ResponderExcluir
  10. ana marilia
    dom lustosa 07º b tarde nº04
    essa foi a parte que eu mais gostei



    Ninguém, nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar.

    ResponderExcluir
  11. yoranna ketely t: 9 manhã dom lustosa
    achei muito interesante como o mito estar relacionado com a religião.

    ResponderExcluir
  12. Rhayssa Cavalcante- 9A Tarde/ CCR

    Bom, gostei muito de saber mais sobre "MITO E RELIGIÃO", e descobri diversas coisas. Muito interessante o texto e o vídeo também. Amei!!!

    ResponderExcluir
  13. Heliziane Bastos
    Nº 11 9° A Tarde
    Creusa do Carmo Rocha
    Assisti o video e li o texto,gostei mt.
    Muito bacana.
    Beijão,professor.

    ResponderExcluir
  14. DOM LUSTOSA
    nome:JOYCE CLARISSA CAVALCANTE PEREIRA N:26
    9 ANO A MANHÃ..............................
    COMPARANDO AS RELIGIOES CADA UM TEM SEU CONTEXTO E MITO E CADA UM TEM SUAS ORIGENS DE DEUSES.
    EU ACHEI MUITO ENTERESSANTE POR QUE ESTÁ FALANDO UM POUCO DE CADA MITO E RELIGIÃO DE CADA RELIGIÃO.
    ESTE TEXTO NÃO ESTÁ MENTINDO CONFORME OS MITOS DAS SUAS RELIGIÕES PORQUE CADA RELIGIÃO TEM SEU DEUS OU DEUSES.
    MUITOS MITOS FALAM SOBRE CONCEITO RELIGIOSOS E FOLCLORICOS PORQUE O FOLCLORE QUE TEM MAIS ESSAS COISAS DE MITOS.
    EU NÃO ACREDITO NOS MITOS FOCLORICOS EU ACHO QUE É MAIS LENDA DO QUE MITO.
    EU ACHO QUE MITO E RELIGIÃO SÓ SE AJUNTAM NA MITILOGIA GREGA QUE SÃO AQUELES DCEUSES POR EXEMPLO:ZEUS.

    ResponderExcluir
  15. nome:Maria Daiane de Souza n:35 turno:manhã
    escola:ccr
    turma: 9 ano a
    O mito e a religião muito interesante como as duas coisas tem um pouco a ver!

    ResponderExcluir
  16. Nome: Maria Juliete R. Farias
    Escola: Dom Lustosa
    Turma:9°Ano Turno:Manhã

    Esse assunto é bastante interesante como muitos tratado nesse Blog.Nesse texto uma das partes mas interesantes é: Religião e mito diferem, não quanto à verdade ou falsidade daquilo que narram, mas quanto ao tipo de mensagem que transmitem.
    Isso é uma verdade!

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que mito é uma ato sagrado que nossos ancestrais aprenderam com os Deuses de cada religião e nos passaram de forma que até hoja nós acreditamos e seguimos seus ensinamentos.

    Maek Santos Souza
    7°A tarde

    ResponderExcluir
  18. Eu entedi que mito e uma história verdadeira que aconteceu a varios tempos e como o passado dos tempos a forma de se transmitir o acomtecido é modificado de geração em geração.

    ResponderExcluir
  19. Eu entedi que mito e uma história que aconteceu a varios tempos e como o passar dos tempos a forma de se transmitir o acontecido é modificado .
    Frank jose souza 7 A Tarde

    ResponderExcluir
  20. Nome:carlos eduardo e karla mayara.
    Escola:Dom Antonio almeida lustosa.
    Turma:7ano B.Turno:manhã.
    professor nós entedemos que alguns altores consideram
    que a origem e a funçao dos mitos é explicar os rituais religiosos,entendemos tambem que o mitoeuma história verdadeira que aconteceu a varios tempos atraz.

    ResponderExcluir
  21. SABER SOBRE O MITO É INDISPENSÁVEL PARA COMPREENDER A RELIGIÃO. ESPERO QUE CADA LEITURA SEJA PROVEITOSA PARA O BOM RELACIONAMENTO SOCIAL. NOSSA HISTÓRIA ESTÁ CHEIA DE MITOS MODERNOS QUE PRECISAM SER ANALISADOS COMO FENÔMENOS CONTEMPORÂNEOS...

    ResponderExcluir