SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

domingo, 17 de outubro de 2010

FÉ E VIDA

 

A FÉ  EXIGE  COMPROMISSO  SOCIAL 

  

Alegoria da , por L.S. Carmona(175253). O véu simboliza a impossibilidade de conhecer directamente as evidências.
 (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia ) é a firme convicção de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
A  como qualquer manifestação de convicção acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, sendo a fé uma forma de convicção, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano, porém, de relevância pouco conveniente numa certa situação, por exemplo: Um apostador numa casa de jogos tem conciência de que pode perder, mas realiza a aposta mesmo assim pois considera o risco pouco crítico, seja pelo possível prejuízo pouco significativo, pela possível recompensa altamente justificável ou uma junção ponderada dos dois fatores... Em outras palavras "Porque vale a pena arriscar". Da mesma foram é possível confiar, ou acreditar, em alguém sem ter certeza absoluta do retorno por falta de opção, como num pagamento de resgate mediante o sequestro de um familiar.
É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituido, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismos ou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação daverdade de um postulado. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular, ou até um pleonasmo, posto que acreditar ou ter fé são expressões que designam um mesmo sentimento. Ou seja, "acreditar por fé" significa "acreditar por acreditar".
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.

Contexto religioso


Triunfo da Fé sobre a Idolatria. Jean-Baptiste Théodon (1646–1713)
No contexto religioso, "fé" tem muitos significados. Às vezes quer dizer lealdade a determinada religião. Nesse sentido, podemos, por exemplo, falar da "fé católica" ou da "fé islâmica".
Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras. Para religiões que não se baseiam em credos, por outro lado, significa que alguém é leal para com uma determinada comunidade religiosa.
Algumas vezes, fé significa compromisso numa relação com Deus. Nesse caso, a palavra é usada no sentido de fidelidade. Tal compromisso não precisa ser cego ou submisso e pode ser baseado em evidências de carácter pessoal. Outras vezes esse compromisso pode ser forçado, ou seja, imposto por uma determinada comunidade ou pela família do indivíduo, por exemplo.
Para muitos judeus, por exemplo, o Talmud mostra um compromisso cauteloso entre Deus e os israelitas. Para muitas pessoas, a fé, ou falta dela, é uma parte importante das suas identidades.
Muitos religiosos racionalistas, assim como pessoas não-religiosas, criticam a fé, apontando-a como irracional. Para eles, o credo deve ser restrito ao que é directamente demonstrado por lógica ou evidência, tornando inapropriado o uso da fé como um bom guia. Apesar das críticas, seu uso como justificativa é bastante comum em discussões religiosas, principalmente quando o crente esgota todas as explicações racionais para sustentar a sua crença. Nesse sentido, geralmente as pessoas racionais acabam aceitando-a como justificativa válida e honrosa, provavelmente devido ao uso da palavra ser bastante impreciso, e geralmente associado a uma boa atitude ou qualidade positiva.
Permanece um ponto merecedor de discussão saber se alguém deve ou não usá-la como guia para tomar decisões, já que essas decisões seriam totalmente independentes das de outras pessoas e muitas vezes contrárias às delas, gerando consequências potencialmente danosas para o indivíduo e para a sociedade de que faz parte. Um exemplo de consequências danosas, curiosamente também fornecido por pessoas que aceitam o uso da fé (em seus casos particulares), são os ataques terroristas, onde a suposição de que a fé é um motivo válido para a crença e a admissão de que o terrorista pode alegar a fé como justificativa do atentado deixa patente a gravidade do problema.



33 comentários:

  1. Diana 8 ano a Dom Lustosa3 de novembro de 2010 às 10:06

    Eu achei esse blog, muito interessante,pois nós alunos aprendemos muito mais sobre o Sagrado não de religões! pois eu a prendi que nós não somos nada sem Deus,mas ele continua sendo tudo sem nós!e que a gente temos a vida passageira,mas temos que viver eternamente,somos feitos de materia por isso somos passageiros porque a carne é passageira mas o espirito é eterno!PARABÉNS! por esse blog!!!

    ResponderExcluir
  2. EU sou edite thalia do 6 ano B Manhã escola:dom almeida lustosa eu achei munto interesante e eu eu aprendi que que e a fé com justificativo do atentado deixa patente a gravidade do problema costei de visita o seu glog.parabéns voçê e um professo muito legal.

    ResponderExcluir
  3. e que todo mundo tem o compromisso de servi a deus e a o socialismo com as pessoas

    RENAN 6°D MANHÃM N°22

    ResponderExcluir
  4. FÈ E O COMPROMISSO SOCIAL
    NATALIA DA SILVA
    CCR 7 ANO B TARDE N;29

    A FÈ COMO QUALQUER MANIFESTAÇAOSOBRE O
    ESPIRITOS SANTO SABER QUER TEM FE I COMPROMISSO SOCIAL COMO DEUS E MUITO IMPORTANTE PARA O CONVI VEU DA GENTE COM OUTRAS PESSOAS QUER Ñ COENCER A DEUS MARAVINHOSO

    ResponderExcluir
  5. Larissa S. Carvalho 9°ano A "manhã" N°: 318 de novembro de 2010 às 08:44

    A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas.

    ResponderExcluir
  6. Luana Karen L. de Oliveira n:33 ,9 ano manha8 de novembro de 2010 às 08:47

    Achei interessante, FÉ E COMPROMISSO SOCIAL ,tem tudo aver se você tem fé , você tem que ter um compromisso social, e a DEUS também, pois quem tem fé , acredita em DEUS.

    ResponderExcluir
  7. aluno:ygor serie:7°B nº30 colegio:dom lustosa eu gostei muito desse tema porque ele nos ensina sobre a fe e o compromisso social e a parte que eu mais gostei foi que a fe ela se manifesta por varias maneira e pode estar vinculada a questões emocionais e isso e interessante

    ResponderExcluir
  8. ESCOLA:DOM LUSTOSA
    SÉRIE:7B TARDE

    Nome:Marcelo Gomes N:18

    EU GOSTEI MUITO DO TEXTO PORQUE FALA SOBRE A FÉ QUE É UMA DAS QUESTÕES MAIS DISCUTIDAS HOJE EM DIA .A FÉ TAMBEM É UMA COISA IMPORTANTE NA NOSSA VIDA PORQUE SEM UMA RELIGIÃO NINGUEM VIVE

    ResponderExcluir
  9. Puxa gostei muito mesmo... cada pessoa tem sua fé uns acreditam em jogo outros em dinheiro.isso é fé pq eles acreditam em algo. e a fé é aquilo que vc acredita!
    eu particulamente acredito que tem um Deus acima das estrelas olhando para todos nós e que um dia vai voltar,como ele prometeu para seu povo. tchau um abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do texto pois fala de fé ...
    e eu gosto muito de fé pois e o que se fala no mundo todo , que Deus esta voltando de fé em deus e tem muitas pessoas ricas que aceitaram a Deus, mais eu acho que foi bom eu ler esse texto sobre fé e compromisso social

    Nome:Antonio Henrique Azevedo Carneiro
    Escola:CMES Dom Antonio Almeida Lustosa
    Turno:Tarde
    Turma:7º Ano B
    Nº:07

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. eu ententi que ea firme comvequisao que algo e de verdade e temos que gosta dessa ideia a fé em nossa vida.
    Andresa sousa 7ºAno A Manha nº05

    ResponderExcluir
  13. a fe em nossa vida e muito importante pois sem fe nao a vida e ter a firme conviquicao entre a verdade e a fe tem um caminho muito bom e milagrosso
    Ana Carolina Teodosio 7ºam nº04

    ResponderExcluir
  14. Everton Freitas 9° A M CCR
    Fé ecompromisso andam juntos nessas útimas décadas e a religião interfere de certo modo às vezes, é (por exemplo)na igreja cristã é aconselhavél que o namoro seja com pessoas cristãs.

    ResponderExcluir
  15. A FÉ É UMA COISA QUE TODOS OS SERES HUMANOS PODEM TER,EU ACHO QUE QUANDO TEMOS FÉ POSSUIMOS MUITAS COISAS,A FÉ É UM CONVIQUIÇÃO DE QUE ALGO IMPOSSIVEL POSSA SE TORNAR POSSIVEL ATRAVES DA NOSSA FÉ!!!!!!!!!

    ALUNA:EMANUELLA 6ºB TURNO:MANHÃ Nº10
    ESCOLA:DOM LUSTOSA

    ResponderExcluir
  16. aluna:Glais Rabelo 6°c turno: Manhã
    Escola: Dom Lustosa
    Eu gostei desse texto porque fala das diferentes formas de fé tem uns que acreditam em Deus, que tem fé acredita completamente, e os que não tem fé não acreditam que Deus ira voltar.

    ResponderExcluir
  17. D.Lustosa nome:moroni número:29 6°B manhã

    Fé, eu acredito em fé porque "ter fé é acreditar em coisas não materiais, acreditar em pocibilidades".
    Fé trás conforto para as pessoas,fé é um setimento bom fé pode ser interpletada de um milhão de maneiras mas ,eu acho que a principal é "a fè tras conforto para soa vida".

    ResponderExcluir
  18. BOM EU ACHO QUE TODA IGREJA DEVE TER O SEU COMPROMIÇO SOCIAL BOM PELOMENOS A MINHA TEM O COMPROMIÇO QUE NOS TEMOS E CRER QUE DEUS EXISTE E QUE NOS DEVEMOS SEGUER OS SEUS MANDAMENTOS GOSTEI DO TEXTO A FE NAO E UM DOM TODOS NOS TEMOS.ADRIEL NUNES7A MANHA NUMERO1 CCR

    ResponderExcluir
  19. ADOREI O TEXTO SOBRE "FÉ",POIS MUITA GENTE NÃO ACREDITA QUE DEUS EXISTE,E,SE ACREDITAM NÃO DEMONSTRAM COM MEDO DE SEREM CRITICADOS PELA ES COLHA QUE FAZEM.BOM..... ADOREI,COMO TODOS OS SEUS TEXTOS

    ResponderExcluir
  20. A fé é um Sentimento que todos nós temos quando uma pessoa está doente nós temos fé em Deus que ela vai ficar boa logo, A fé tem muitos significados as vezes que dizer lealdade a determinada religião nesse sentido, podemos , por exemplo, falar da fé Católica ou da fé Islâmica.
    Nome:Carla Bianca Nascimento de Almeida
    Escola:Creuza do Carmo Rocha
    Turno:MAnhã
    Turma:6º ano C
    Nº:32

    ResponderExcluir
  21. Raul Martins Barbosa 7ano.B.TARDE.Numero:32
    A fè è a forma de crê em algo ou em alguem;pela a minha fè eu creio em Deus;na reencarnacão;em espiritos;e no sentimento.E nem todo o ser vivo pode ter fè em algo ou em alguem porque sò tem fè quem è racional;porque quem è inracional não pode ter fè.A fè ela pode faser parte de um compromisso social tipo faser outras pessoas crê em Deus ou faser elas crê na reencarnação espiritual.Mais tambem o compromisso social as vezes nem pode estar ligado a fè;mas faser parte dela.

    ResponderExcluir
  22. eu gostei muito de falar sobre a fé, tem muitas pessoas que não acreditam na fé mais eu sempre acreditei e depois dessa postagem vou sempre
    acreditar.
    nome:Yuri serie: 6 Ano a tarde n:09

    ResponderExcluir
  23. Jonatas soares n:11 9bt ccr:eu acho assim quando a pessoa tem fé,ela assume um compromisso com Deus e na palavra de Deus que quando ela tem fé ela é uma pessoa mais comportada com posso te esplica:Quando à pessoa acitar Deus com seu salvado ela deixa de fazer certas coisas como fumar beber outras coisas etc...ela assume compromisso Deus,o marido e familia a pessoa assume compromisso,com Deus familia e tambem a sociedade.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que a Fè e um coisa que todos os ser humanos podeem ter,eu acho quando nòs temos Fè,posuimos varias coisas,a Fè è uma conviquição de algo impossivel que possa torna posivel.NOME:Antonia Renata Martins Barbosa N:08 TURMA:7B TURNO:TARDE

    ResponderExcluir
  25. jhonata Braz 9º a tarde nº13
    algumas pessoas acreditam que ter fé é aceita Deus em nossas vidas,pelo contrario ter fé é acrediatar em Deus, certo mas ter ele no coração e saber que ele sempre estará do seu lado nas horas de amflição e nos momentos mais difíceis da sua vida.acredito que isto seja fé.

    ResponderExcluir
  26. A FÈ COMO QUALQUER MANIFESTAÇAOSOBRE O
    ESPIRITOS SANTO SABER QUER TEM FE I COMPROMISSO SOCIAL COMO DEUS E MUITO IMPORTANTE PARA O CONVI VEU DA GENTE COM OUTRAS PESSOAS QUER Ñ COENCER A DEUS MARAVINHOSO
    nome:ramon t silva
    escola:ccr
    turno:tarde
    turma:6º ano b
    nº25

    ResponderExcluir
  27. a fe em nossa vida e muito importante pois sem fe nao a vida e ter a firme conviquicao entre a verdade e a fe tem um caminho muito bom e milagrosso fe ela se manifesta por varias maneira e pode estar vinculada a questões emocionais e isso e interessante
    Raniele T.da Silva
    escola C.C.R 7ºano A Tarde nº39

    ResponderExcluir
  28. Achei o texto muito bom,pois falando de ancestralidade fala dos mortos que,a Áfricatem muitas destas coisas e que,tem pessoas de poderes bem grandes.

    nome:joão cezar
    8ºano tarde
    nº14
    ccr

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei muito porque todos nos temo que ter fé em Deus e compromisso social com as pessoas.Pra mim não a nada mais importante que a fé,todos nos devemos ter em Deus,gostei e aposto que outras pessoas que leram também gostaram.

    ESCOLA:CMES DOM ANTONIO DE ALMEIDA LUSTOSA
    NOME:Johnatas Abreu Martins
    Série:7 ano *B* manhã
    Número=20

    ResponderExcluir
  30. alessandro herveson 6=e mamha nomero=2 escola ccr creusa do carmo rocha
    bom eu achei muitointeresanteo que voce escrevel es voce escreve mesmo um apostador numa casa de jogo tem conciecia de que pode peder mais realizol a aposta mesmo assim ele podia peder tudo,mesma ele es ariscandoele foi aposta sabendo que ele podia peder tudo
    pronto eu fiz o que tinha que fasse
    fim alessanbdro

    ResponderExcluir
  31. Quem tem Fé Ajuda, Participa de projetos em igreja, manifesta-se, essa sim é uma pessoa que tem fé! Escola: Dom Lustosa. Nome: Lucas Da Silva Oliveira. Série: 7ºA. Turno: Tarde. Nº: 19

    ResponderExcluir
  32. ATÉ AQUI 31 COMENTÁRIOS. É POUCO. MAS EM VISTA DA FALTA DE COMPUTADORES COM INTERNETE NAS CASAS DOS ALUNOS E, POR NÃO ESTÁ FUNCIONANDO OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA (LIE)NAS ESCOLAS DA PREFEITURA, JÁ É DE BOM TAMANHO. AVALIEI O QUE PUDE, E OS QUE NÃO ESTAVAM IDENTIFICADOS FICARAM SEM OS DOIS PONTOS. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO. FELIZ 2012...

    [ Modelo de identificação: CCR 9ºB t Jonatas Soares nº 11.]

    ResponderExcluir
  33. Muito bom seu texto professor,pos ele mostra que fe e o compromisso social tem que andar lado a lado,pelas reflexoes um precisa do outro para completar seu sentido e ser melhor esclarecido pos se nos fikarmos cm a fe so para nos talves os ouros nunca tenham conhecimento.Então como a biblia mesmo fala pregai o evangelho a toda criatura então temos que pregar uns aos outros.
    ADRIEL NUNES SENA 9° A MANHA CCR N°01

    ResponderExcluir