SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sábado, 29 de outubro de 2011

VIDA ALÉM DA MORTE


VIDA ALÉM DA MORTE

O teólogo

Leonardo Boff
A morte não é um fenômeno pontual. É um processo. Se as pessoas voltam é porque esse processo não se concluiu. Mesmo assim, há o desprendimento parcial, com enorme alargamento da consciência e o encontro com um mundo que já pertence ao divino. A morte em nossa cultura constitui um trauma terrível, porque é sempre entendida como negação da vida. Porém, nessas experiências, o que se vê é a ampliação da vida, o acesso a uma dimensão da qual as pessoas só retornam com muita relutância. Na própria morte dá-se a ressurreição. Não como devolução à vida. Mas como realização plena das virtualidades do ser humano.
Leonardo Boff é teólogo católico e escritor. É autor, entre outros livros, de Vida para Além da Morte

O rabino

Nilton Bonder
Trabalhei em hospitais, com doentes terminais, nos Estados Unidos. E presenciei várias situações dessas. O que mais impressiona é a euforia com que as pessoas relatam suas experiências. Eu acho que, nessas ocasiões, elas realmente fazem contato com a verdadeira natureza humana, com a fonte da existência. Mas não têm, necessariamente, uma visão objetiva. Porque há também um aspecto onírico, alucinatório, causado pela intoxicação do corpo. Para o judaísmo, a morte é um longo processo, que dura 11 meses. Segundo a mística judaica, a alma possui sete camadas e a morte só se completa quando a mais sutil delas finalmente se desprende do mundo físico.
Nilton Bonder é rabino da Congregação Judaica do Brasil e escritor. É autor, entre outros livros, de A Alma Imoral

O budista

Ricardo Gonçalves
No budismo, existe uma tradição, segundo a qual, se a pessoa estiver preparada, um ser de luz, o Buda Amida, se manifesta a ela na hora da morte, para conduzi-la ao paraíso, a Terra Pura. Tanto o Buda Amida quanto a Terra Pura devem ser entendidos como metafóras, pois, no budismo, nada tem existência objetiva. Tudo é metáfora. O Buda Amida representa a plenitude da sabedoria e da compaixão e a Terra Pura é uma representação do Nirvana. A crença na manifestação do Buda inspirou toda uma literatura sobre a arte do bem morrer. As principais técnicas preconizadas por essas obras são a visualização da Terra Pura e a recitação do nome de Amida.
Ricardo Gonçalves é monge budista da Verdadeira Escola da Terra Pura e historiador. É autor, entre outros livros, de Textos Budistas e Zen-budistas.

O espírita

A. C. Perri de Carvalho
Nas experiências próximas da morte, o espírito ganha uma emancipação parcial, semelhante à que ocorre em certos sonhos. Os relatos sobre a travessia do túnel coincidem inteiramente com o que dizem os espíritos psicografados pelo médium brasileiro Francisco Xavier. A visão da luz sobrenatural não significa que o espírito esteja entrando em contato com Deus ou com seres altamente iluminados. Ela apenas assinala seu ingresso num outro domínio da existência, a dimensão incorpórea. Os cenários vistos nesse domínio concordam inteiramente com as descrições do mundo espiritual fornecidas pelo visionário sueco Emanuel Swedenborg (1688-1772).
Antonio Cesar Perri de Carvalho é presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e professor. É autor de Entre a Matéria e o Espírito.

Anote Para ler

Vida Depois da Vida, de Raymond Moody, Ed. Nórdica
Relatos Sobre a Existência dos Anjos da Guarda, de Pierre Jovanovic, Ed. Anagrama
Em vídeo: Vida Após a Morte, Distribuidora NCA Forever, (011) 966-6135

4 comentários:

  1. CCR 6ºD M nome:Jean Carlos Martins Da Silva nº25
    Descubri muitas coisas Interessantes no texto Acima ,coisas tal como : a morte não e um fenômeno pontual,que não existe vida após a morte(aliás algumas pessoas pensam que sim e etc...

    ResponderExcluir
  2. escola dom antonio de almeida lustosa nome helena nunes da silva série 6 ano d turno tarde número da chamada 15 eu entendi que a morte não é um fenomeno pontual e que só existe vida além da morte em filmes chau professor

    ResponderExcluir
  3. CCR 6 ANO D MANHÃ NOME:ANA VITORIA ABREU DA SILVA N:5 EU DESCOBRI VARIAS COISAS MUITO INTERESANTES COMO:A MORTE NÃO É UM FENOMENO PONTUAL EU NUNCA EXISTE VIDA ALEM DA MORTE MAIS QUASE TODO MUNDO ACHA QUE SIM MAIS NÃO EXISTE SÓ EM FILMES THAU.

    ResponderExcluir

  4. OS TEXTOS ACERCA DA VIDA ALÉM DA MORTE TRATAM DE EXPLICAR DE FORMA RESUMIDA A REALIDADE QUE PENSAMOS, FALAMOS E AGIMOS EM TORNO DO FENÔMENO QUE É INERENTE AO SER VIVO E ESPECIFICAMENTE AOS HUMANOS UMA VEZ QUE TUDO CONVERGE PARA O TODO EM UNIÃO COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA... COMO É BOM ESTUDAR PARA SABER MELHOR DA VIDA.

    ResponderExcluir