SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

QUIMBANDA




'Quimbanda é um culto de origem bantu,onde as entidades teriam ligações com os Inkinces e não aos Orixás, popularmente se confunde a Quimbanda com a linha de esquerda de umbanda onde o exú é subordinado aos Pretos-Velhos, Caboclos e Orixás por vir dentro dessas radiações. A Quimbanda é culto muito mais antigo que a Umbanda, já que ela é de origem banto e a Umbanda surgiu no Brasil em 1908,então a Quimbanda não é e nem será uma ramificação da Umbanda.
A Quimbanda é onde se atuam os Exús e Pomba-Giras para trabalhos de todas as finalidades, A Quimbanda se divide em sete reinos e cada reino em nove povos.
Axés na Quimbanda: Os Axés são dados de acordo com o tempo e desenvolvimento de cada médium e variam de casa para casa onde se praticam o culto.
Exemplos de alguns axés da Quimbanda :
Axé de penas: faca para corte de aves; Axé de 4 pés: faca para corte de animais de 4 patas; Axé de Ifá negro (búzios de Exú, isso varia de acordo com cada fundamento); entre outros.
Cada reino,povo e entidade da Quimbanda tem sua comida (frente/oferenda) especifica e de acordo com o tipo de trabalho ou oferta.
Na Quimbanda se destaca o uso de "Assentamentos" de Exús e Pombo-Giras, onde são assentados no Otá (akutá/okutá) e no seu selo ou ponto feito no ferro ou aço, com diversas ferramentas, terras de diversas procedências, ervas, metais etc...
O sacrifício é parte do ritual onde o sangue(axoró/menga) e as inhalas são oferecidos as entidades e a carne é consumida durante o elebó (festa com o povo, onde as entidades repartem seus axés) NOTA:Exú de linha de esquerda de Umbanda, não recebe axés,assentamentos e nem oferendas de sangue.
A Quimbanda atualmente é muito praticada e difundida no sul do pais, onde podemos citar alguns nomes de quimbandeiros: Rafael Silveira, Carlos Ribeiro Neto (Bruxo do Milênio), Bruxo Alexandro do Sergulath, Joceni do Léba, Jango do Xapanã, Alessandro Coi, Rogério Musifin, Luiz do Exú Maré (Pai Luiz do Xapanã), Mestre Silvio (Templo de Lúcifer), Tiago de Xapanã (Exú Rei das Sete Liras), Pai Neco de Oxalá dentre outros.





(Clique)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quimbanda



































Nenhum comentário:

Postar um comentário