SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

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quarta-feira, 2 de abril de 2014

TEOGONIA


Teogonia

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Teogonia (em grego, Θεογονία [theos, deus + gonia, nascimento]
 - THEOGONIA, na transliteração),
 também conhecida por Genealogia dos Deuses,
 é um poema mitológico em 1022 versos hexâmetros escrito por Hesíodo
 no séc. VIII a.C., no qual o narrador é o próprio poeta.
O poema se constitui no mito cosmogônico (descrição da origem do mundo) dos gregos,
 que se desenvolve com geração sucessiva dos deuses,
 e na parte final, com o envolvimento destes com os homens originando assim os heróis.
Nesse mito, as deidades representam fenômenos ou aspectos básicos da natureza humana,
 expressando assim as idéias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo.

Resumo do mito
A progressiva gênese do universo da desordem para a ordem presidida por Zeus
 começa com os elementos fundamentais e se desenvolve por seis gerações
 sucessivas de deuses: No inícioCaos, (ou vazio primitivo) e Gaia (a terra)
 conviviam com Tártaro (a escuridão primeva) e Eros (a atração amorosa) 
daí sendo gerados (assexuadamente) Hemera (o dia), Nix (a noite),
 Urano (o céu) e Ponto (a água primordial). Na segunda geração,
 Urano e Gaia geraram os Titãs, gigantes dos quais destacam-se Cronos (o tempo),
 Oceano (a água doce), Temis (a Lei), Mnemósine (a memória) e vários monstros míticos.
 Na terceira geração, Cronos assume o poder e inadvertidamente dá origem
 a Afrodite (amor sensual) relacionando a noite (Nix) com Tânato (a morte)
 Hipno (o sono) e Oniro (os sonhos). Ponto origina Fórcis pai de monstros
 como GórgonaEquidna e Esfinge e Nereu (o mais antigo deus do mar),
 pai das Nereidas. Oceano dá vida às Ninfas dos ventosMétis (sabedoria)
 e Hélio (o sol) e Céos gera entre outros Hécate (a dádiva/magia).
 Numa última etapa, Zeus destrona Cronos seu pai, altura em que é inserida
 a lenda de Prometeu, dito filho deJápeto. Mas para consolidar seu poder Zeus
 teria ainda que lutar e derrotar Tifão filho de Gaia e Tártaro. Daí até o seu final,
 o poema trata do relacionamento dos deuses com os homens.

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