SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sábado, 4 de agosto de 2018

DEUS NA PÓS-MODERNIDADE


Deus na pós-modernidade?

https://missaoposmoderna.com.br/deus-na-pos-modernidade/


“O mundo está mudando: sinto isso na água, sinto isso na terra, farejo isso no ar” (Barbárvore, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei).
Quando sabemos que as transformações culturais estão ocorrendo, a nossa reação inicial pode ser uma tentativa de destacar os novos problemas e então ajustar os nossos ministérios para solucioná-los. Se não estamos vendo os jovens vindo para as igrejas hoje, talvez devamos apenas acrescentar algumas canções com outros ritmos na programação do louvor. Ou talvez se diminuirmos as luzes e acrescentarmos algumas velas, estaremos nos relacionando com esse tal de “pós-modernismo”, e as gerações emergentes irão retornar para as nossas igrejas. Entretanto, é inútil tentar consertar um elemento superficial sem saber qual é a causa. Temos que ser iguais aos homens de Issacar, que compreenderam o seu tempo e foram capazes de discernir o que deveriam fazer (1 Crônicas 12:32). [Esse parágrafo foi extraído de Dan Kimball, A igreja emergente: cristianismo clássico para as novas gerações (São Paulo: Editora Vida, 2008), p. 55.]

Neste artigo, vamos fazer um breve panorama da história ocidental e discutir as principais características do pós-modernismo. Descobriremos como podemos responder aos desafios pós-modernos e aproveitar suas oportunidades sem precedentes, tendo em vista que Deus está no controle da história.

Principais mudanças no pensamento e na cultura:
Mundo antigo (– 500 d.C.)Mundo medieval (500 – 1500)Mundo moderno (1500 – 1980)Mundo pós-moderno (1980 –)
CentroDeuses locais.Deus (cristianismo).Razão humana.Não há centro.
Verdade e cosmovisãoCosmovisão regional. As divindades eram consideradas regionais e territoriais.Cosmovisão judaico-cristã, centralizada em Deus.Confiança centralizada no homem e na razão a fim de descobrir a verdade.Visão autodeterminada e pluralista da cultura e da religião. Aceitam-se verdades e crenças conflitantes.
Fonte da verdadeO poder e a fé estavam em reis, impérios e divindades locais.O poder e a fé estavam na igreja.O poder e a fé estavam na razão humana, na ciência e na lógica, que também era o fundamento para explicar e interpretar Deus.O poder e a fé estão na experiência pessoal.
ComunicaçãoComunicação oral e registros históricos locais limitados.Manuscritos e comunicação oral.A imprensa transforma a comunicação.Internet e mídia aceleram uma revolução na comunicação global.
AutoridadeRevelação dada através de oráculos, poetas, reis e profetas.A Bíblia, conforme compreendida pela igreja. A Bíblia não estava nas mãos do povo.Razão, ciência e lógica. Para os cristãos, a autoridade estava na interpretação racional da Bíblia.Desconfia-se de qualquer autoridade. A Bíblia está aberta a muitas interpretações e é apenas um entre muitos escritos religiosos.
Tema“Quem é o homem, para que com ele Te importes?” – Salmo 8:4“Creio para compreender.” – Anselmo (1033-1099)“Conhecimento é poder.” – Francis Bacon“Penso, logo existo.” – René Descartes (1596-1650)“Se isso faz você feliz, então não pode ser ruim.” – Sheryl Crow“Todo ponto de vista é a vista de um ponto.”
Fonte: Adaptado de Kimball, A igreja emergente, p. 58.

Perguntas para discussão:
1. Por que a transição para a pós-modernidade está acontecendo em nossa época? Em que aspectos a (sua) igreja precisa mudar sua forma de atuação para falar de maneira relevante a esta nova era?
2. Quais pessoas, em seu círculo de amigos e parentes, conhecem melhor a mentalidade pós-moderna? Como elas podem ajudá-lo em seu objetivo de alcançar pessoas seculares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário