SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SÍMBOLOS SAGRADOS

SÍMBOLOS  SAGRADOS  DA ÁFRICA























































































































































































































SÍMBOLOS SAGRADOS











































































































































































































SÍMBOLOS SAGRADOS

O Yin-Yang é o símbolo do Taoísmo, uma das mais conhecidas religiões dharmicas. Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; uma metade é negra (yin) e a outra é branca(yang). Cada metade tem também um pequeno círculo da cor oposta, ou seja, a metade branca tem um círculo negro e a negra tem um círculo branco. Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo: a metade negra representa o negativo, o escuro, a noturno e o feminino e a metade branca representa o suave, o iluminado, o diurno e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro. Alguns estudiosos sem excepcional experiência com a filosofia chinesa clássica dizem que o yang é o bem e o yin é o mal; contudo, segundo o físico teórico Fritjof Capra, influenciado oscilação entre os dois pólos; todas as transições ocorrem gradualmente e numa progressão e distorção em subseqüente eras patriarcais. Em biologia humana, as características masculinas e femininas não estão nitidamente separadas, mas ocorrem, em proporções variáveis, em ambos os sexos. Da mesma forma os chineses acreditavam que todas as pessoas , homens ou mulheres, passam por fases yin e yang. A personalidade de cada homem e de cada mulher não é uma entidade estática, mas um fenômeno dinâmico resultante da interação entre elementos masculinos e femininos. Essa concepção da natureza humana está em contraste flagrante com a da nossa cultura patriarcal, que estabeleceu uma ordem rígida em que se supõe que todos os homens, machos, são masculinos e todas as mulheres, fêmeas, são femininas, e distorceu o significado desses termos ao conferir aos homens os papéis de protagonistas e a maioria dos privilégios da sociedade. Em virtude dessa predisposição patriarcal, a freqüente associação do yin com a passividade e do yang com a atividade é particularmente perigosa. Em nossa cultura, as mulheres têm sido tradicionalmente retratadas como passivas e receptivas, e os homens como ativos e criativos. Essas imagens remontam à teoria da sexualidade de Aristóteles, e têm sido usadas ao longo dos séculos como explicação científica para manter as mulheres num papel subordinado, subserviente, em relação aos homens. A associação do yin com passividade e do yang com atividade parece ser ainda uma outra expressão de estereótipos patriarcais, uma moderna interpretação ocidental que está longe de refletir o significado original dos termos chineses. É um símbolo muito presente não só na religião, mas também em toda a cultura do mundo contemporâneo e é conhecido tanto no Ocidente quanto no Oriente. Um exemplo disso é o brasão de armas do renomado físico de Mecânica Quântica Niels Bohr que tem o símbolo chinês do Tao yin-yang e acima deste a frase, em Latim: "Contraria sunt complementa" que significa os opostos ou os contrários (Contraria) são (sunt, terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo sum, ser/estar, existir, cujo infinitivo é esse) complementares (complementa).
- Islamismo O símbolo do Islã é a Lua Crescente com uma Estrela. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, fato explicável, se levar-se em consideração que cerca de 99% da população turca pertence ao islamismo. O Islamismo é uma das principais religiões abraâmicas e foi criada pelo profeta Maomé, tomando como base os ensinamentos de outras religiões abraâmicas.
- Hinduísmo O Om ou Aum é , além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra do Hinduísmo. Assim como muitos outros mantras, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o Criador do universo; Vishnu, o Reformador do universo; e Shiva, o Destruidor (ou Transformador) do universo. Sua forma é semelhante à de um número três e, como os outros mantras, funciona como uma espécie de oração, mas não relata um diálogo direto com seus deuses.
- Siquismo O principal símbolo do Siquismo é o Khanda. Esse símbolo está presente na bandeira dos sikhs, a Nishan Sahib, hasteada em todos os templos sikhs, os gurdwaras. O símbolo é a fusão de quatro armas, cada uma com seu significado: no centro uma espada de dois gumes (chamada Khanda, de onde surgiu o nome do símbolo) que simboliza a criatividade e o poder divino; ao redor do Khanda está o Chakkar, arma com forma circular que representa a perfeição de Deus; e duas espadas chamadas de Kirpans em torno do Khanda e do Chakkar: a espada esquerda representa o pin (o poder espiritual) e a espada direita o min (o poder temporal). Na bandeira do Irã está presente um símbolo muito parecido com Khanda, mas não é o mesmo símbolo nem tem o mesmo significado.
- Ayyavazhi A Flor-de-Lótus é o principal símbolo da religião indiana Ayyavazhi, fundada no século XIX. A Flor-de-Lótus está presente no Sahasrara (também chamado de chacra da coroa), o 7º e mais importante dos chacras que situa-se no alto da cabeça da pessoa e se relaciona com o padrão de energia global dessa pessoa. Esse chacra é originado na tradição hindu mas, como vários outros elemento do hinduísmo, foi adotado por outras religiões. Situado no alto da flor está o Namam (ou Thirunamam), também presente no Sahasrara.
- Budismo O símbolo do Budismo é a Roda Dharmica ou Dharmacakra. Apesar desta ser um símbolo admitido por todas as religiões dharmicas, como o Jainismo, tal símbolo é considerado o símbolo oficial do Budismo. É um círculo com oito braços surgidos no centro apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa cada uma das oito práticas que constituem o Nobre Caminho Óctuplo: Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Atenção Correta, Sabedoria Correta e Visão Correta.
- Tenrikyo O emblema do Tenrikyo é representado como um círculo. No interior desse círculo, há um outro menor, de onde surgem outros cinco braços, separados em ângulos de 72°, separando o círculo em cinco. Dos cinco bracos, surgem outros cinco círculo, um em cada braço. O Tenrikyo é uma religião dharmica surgida no Japão. Sua fundadora foi a camponesa Miki Nakayama.
- Ásatrú O Valknut é o símbolo do Ásatrú, religião instituída na década de 1960. O Valknut é formado por três triângulos entrelaçados entre si e representa o poder do deus Odin. O Ásatrú tenta reviver a antiga mitologia nórdica. O Valknut já era usado pelos antigos Vikings como símbolo religioso, pois é visto em muitos documentos antigos. - Wicca O Pentagrama é um dos símbolos mais importantes símbolos da religião neo-pagã Wicca. Esse símbolo está bastante presente em rituais e cerimônias da religião. É o símbolo do feminino, pois os antigos astrônomos ptolomáicos acreditavam que o planeta Vênus (deusa da beleza na mitologia romana) fazia uma órbita em forma de estrela no céu numa visão geocêntrica. Logo, o pentagrama foi adotado como símbolo d'A Deusa, uma das principais divindades do Wicca. Infelizmente, o pentagrama foi associado erroneamente ao satanismo, pois como todos os seguidores Wicca são bruxos (mas nem todos os bruxos são Wicca) persiste a idéia medieval deixada pela Inquisição de que todos os bruxos são seguidores do demônio.Outra asociaçao do pentagrama ao demônio é o pentagrama invertido(com duas pontas para cima) simbolizando a besta "Baphomet". Outro símbolo importante do Wicca é a Lua Tripla, representando o Deus Cornífero. Vale lembrar que o Pentagrama era utilizado pelos antigos templários como simbolo de riqueza. O Pentagrama também foi estudado por Pitágoras e futuramente por seus seguidores chegando assim numa denominação de um emblema da perfeição e no próprio homem, aonde um homem esta com os braços e pernas abertos formando o pentagrama(outras ilustrações foram feitas por Leonardo da Vinci). Muitas vezes na maçonaria o Pentagrama também ganhava o significado do "infinito" pois poderia ser desenhado outro pentagrama no meio do original e assim infinitamente sem perda na geometria. O pentagrama também possui forte significado na China antiga, aonde cada ponta simbolizava um elemento, tendo assim Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal.
- Zoroastrismo O Faravahar ou Ferohar é um dos símbolos mais importantes do Zoroastrismo, religião monoteísta fundada na Pérsia pelo profeta Zaratustra (ou Zoroastres). Ele é formado por uma espécie de asa com um círculo no centro. Surgindo do círculo, está uma figura humana. O Ferohar representa a alma dos seres humanos antes de nascerem e depois de morrerem, ou seja, a alma humana das pessoas enquanto estas não estão vivas. Outro símbolo importantíssimo do Zoroastrismo é o elemento do fogo.
- Jainismo O símbolo do Jainismo é uma variação do Darmacakra. Nesse caso, a roda dharmica situa-se no interior da figura de uma mão. A mão é geralmente vista como símbolo de sabedoria e de ensinamento. Logo, sendo o Darmacakra um símbolo presente em muitas religiões dharmicas, é um símbolo da sabedoria na sua religião. O Jainismo é uma religião que recebeu muita influência do Budismo, que por sua vez recebeu muita influência do Hinduísmo, todas religiões dharmicas. Também simboliza a oposição à violência. - Fé Bahá'í O maior símbolo da Fé Bahá'í é a Estrela de Nove Pontas. Para os bahá'ís, o número 9 é sagrado, o número da perfeição, pois é o dígito máximo. Também é o valor numérico da palavra árabe Baha e o número de religiões divinamente reveladas (sabeísmo, hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, zoroastrismo, fé babí e, finalmente, fé bahá'í). A forma da estrela pode variar, desde que contenha nove pontas. Ouros símbolos são o Máximo Nome, o Símbolo da Pedra e o Bahá'
- Xintoísmo O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi), geralmente mais larga que a distância entre as duas barras. Sob o kasagi está o nuki, outra trave horizonta que liga os postes. Sua presença anuncia que há um santuário xintoísta nas proximidades. Atualmente, o Torii é considerado um dos mais importantes símbolos da tradição japonesa e simboliza a separação entre o mundo dos homens e o dos kami.
- Seicho-no-ie O Enkan é o símbolo da religião/filosofia monoteísta Seicho-no-ie. Ele é mostrado como uma estrela de oito pontas. A cada duas pontas surge uma barra que as separa do restante. Essas barras são ligadas a um círculo rodeado por pontas que envolve toda a estrela. - Igreja Messiânica Mundial O emblema da Igreja Messiânica Mundial tem a forma básica de um circulo. No interior do círculo há um outro muito menor, de onde surgem oito linhas, dividindo o círculo igualmente em ângulos de 45°. As linhas nos sentidos vertical e horizontal são mais grossas que as no sentido diagonal. A Igreja Messiânica Mundial foi fundada por Mokiti Okada (ou Meishu Sama, como os seguidores chamam-no) em 1935.




































































































































































































































































































































































(Clic pra ver)
https://www.google.com.br/search?q=lugares+sagrados&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9h_-U9_MCKqIjALjtYHoCg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=0%3Blugares%20sagrados%20da%20natureza&imgdii=_&imgrc=_




SÍMBOLOS RELIGIOSOS: ELOS COM A TRANSCENDÊNCIA                                              ( DIÁLOGO - REVISTA DE ENSINO RELIGIOSO )

Francisco Catão*

A modernidade racionalista, ao desconhecer a objetividade do símbolo, reduziu a religião à pura subjetividade. Faz-se hoje necessário resgatar a significação objetiva do símbolo. O que só é possível se aprofundando em uma determinada tradição religiosa.

Do ponto de vista antropológico, no ocaso da modernidade, o ser humano, embora chamado a viver à luz da razão, passou a se deixar conduzir muito mais por suas percepções interiores e pela afetividade do que pelo raciocínio frio e objetivo. Surgiu assim a era da subjetividade, cuja descoberta revolucionou a Antropologia e modificou a idéia que se fazia da realidade.

O símbolo e seu resgate

Essa espécie de descoberta pôs em questão o valor universal das razões de viver e abriu espaço para a linguagem do símbolo, em que o sujeito se exprime a seu modo. Criou-se, do ponto de vista da cultura dominante, nova oportunidade para uma mais aprofundada compreensão das religiões. Ao mesmo tempo, porém, esvaziava-se o símbolo de qualquer fundamento real.

O termo símbolo, que etimologicamente significa “lançado junto”, designa a parte visível de um todo não manifesto, inseparável da totalidade do real. Na religião, o símbolo visível estava, para os antigos, ligado objetivamente à sua outra parte, invisível. Nesse sentido objetivo, o símbolo é um conceito indispensável na leitura dos textos antigos, como mostra uma série de obras filosóficas e religiosas, a começar pela própria Bíblia.

Com as peripécias da modernidade, que só acreditava na razão e nos conceitos, o símbolo perdeu a objetividade e nos fez reféns do desconhecimento da realidade simbolizada. Perdemos contato com o invisível. Não é estranho que o Iluminismo, negando o valor objetivo do conhecimento simbólico, tenha levado ao ateísmo.

O clima cultural racionalista deixou marcas profundas na educação. Guiada pela ideologia iluminista, a escola ainda não conseguiu incorporar a realidade objetiva do simbolismo, apesar do esforço de alguns pedagogos.

Mas ela começa agora a resgatar a reflexão sobre caminhos que superem o racionalismo desumanizador e a integrem na cultura pós-moderna, porém correrá o risco de se desvincular da realidade se não redescobrir o valor objetivo do símbolo, através, por exemplo, da literatura, da arte e da religião.

Religião, construto simbólico e seu contributo de humanização

A exclusão do símbolo do campo do conhecimento objetivo enfraqueceu a religião, pois ela é, por definição, um conjunto de práticas simbólicas, ritos e doutrinas, comportamentos e instituições.

A religião tem sofrido com o utilitarismo e o ateísmo que a reduzem a uma crença em idéias ou valores subjetivos, a uma forma pessoal de representar Deus, que não corresponde à realidade, visto que depende do modo como o sujeito simboliza a realidade invisível, inacessível à razão.

Compreende-se, então, a importância de uma educação que resgate o simbólico, assentada na realidade total a partir de manifestações particulares, e que restitua ao homo faber da civilização científico-tecnológica a dimensão do homo sapiens, sem o que nunca haverá um verdadeiro humanismo.

Ora, se a religião foi a primeira vítima do racionalismo, ela tem tudo para ser o principal caminho de resgate do humanismo, dada, não apenas à sua natureza simbólica, como à sua força de renovação haurida da postura do ser humano ante a realidade, como espelho da totalidade, que toda religião visa por natureza, fundada que é no desejo do transcendente.

É, portanto, primordial o Ensino Religioso na escola, como alavanca quase indispensável, que, apoiada na realidade do ser humano, o impulsiona, não apenas a satisfazer suas necessidades materiais e econômicas, mas, sobretudo, a se alimentar dos valores transcendentes, sem os quais a vida perde o sentido.

O paradoxo do símbolo religioso
O caráter simbólico da religião é universalmente reconhecido. Pouco conhecidas, porém, são as bases objetivas do simbolismo, nas tradições religiosas.

Em se tratando das Ciências Humanas, é possível analisar genericamente os ritos, doutrinas ou mitos, comportamentos e instituições religiosos. Contudo, o simbolismo das práticas religiosas não se sustenta por si mesmo, como objetivo.

Enquanto elementos visíveis, só se sustentam como símbolos, a partir de uma realidade última simbolizada, com a qual se reconhece que guardam um laço objetivo.

Há, porém, um paradoxo. Pode-se fazer a análise comparativa de expressões das tradições religiosas.

Mas, como realidades simbólicas, elas apelam para “a parte invisível” da realidade “lançada junto” com o que se vê.

Parte, por definição, inatingível pela ciência, embora esteja na fonte do que há de objetivo nos símbolos.

O símbolo religioso na tradição cristã

Não se pode falar subjetivamenteda realidade última da existência senão a partir de uma tradição religiosa. Na tradição judaico-cristã, os símbolos bíblicos, por exemplo, têm indiscutível conteúdo objetivo.

O próprio Jesusfoi um homem religioso, e Ele mesmo é símbolo de Deus, isto é, “parte visível” de Deus. Jesus não se apresentou como fundador de uma religião, mas como anunciador do desígnio de salvação de Deus.

Exprimiu assim a realidade transcendente na comunhão de três, no Pai, que pronuncia a Palavra de verdade e se dá a conhecer, numa unidade de comunhão. A comunhão dos Três - o Pai, o Filho e o Espírito Santo – é o invisível simbolizado a que se refere, por exemplo, o gesto simbólico da cruz feito no início e na conclusão das orações e dos ritos cristãos.

O religioso no simbolismo humano

A análise da religião, em especial na tradição cristã, parece ter se tornado alheia à comunhão a que é chamada a pessoa na convivência concreta. Arrancada de suas raízes simbólicas, a religião não mais entende o ser humano como símbolo de Deus. Pensa-se a vida em função de si mesma, e se perde o sentido do simbolismo religioso.

Corre-se então o risco de articular a religião com o bem-estar e conceber o religioso como uma realidade a ser construída com as simples forças humanas, desconhecendo-lhe as raízes que mergulham no mistério da comunhão com Deus, da qual nada mais é do que símbolo.

É urgente, no Ensino Religioso, despertar o que há de simbólico e iniciar as pessoas na descoberta interior da articulação objetiva do símbolo com o simbolizado, pois só assim a religião será o caminho para a verdade, o amor e a paz, na reconciliação de todos os seres humanos.

*Francisco Catão - Doutor em Teologia, professor do Instituto Pio XI em São Paulo (SP), membro do Conselho Editorial da revista Diálogo e autor da coleção didática de Ensino Religioso Convivênca e Liberdade.




Elementos primordiais e símbolos universais

A água

O primeiro elemento da natureza, forma três quartos do planeta Terra e tem igual proporção nos vegetais e nos animais.

Hábitat primordial do ser humano no ventre materno, a água é tida como primeiro elemento de quase todos os mitos de criação, tanto nas tradições sagradas escritas como nas orais.

É essencialmente terrestre, em contraposição ao fogo que é ligado ao sol. Nos ritos das tradições religiosas, é um dos principais símbolos de renascimento, purificação e fecundidade espiritual. Na psicanálise, é o arquétipo da memória inconsciente.

A terra
Uma das mais antigas tradições religiosas é a reverência ao solo como corpo maternal e deusa-mãe, fecundada pelo céu e geradora de todo ser vivo. Os espaços sagrados que guardam os túmulos dos ancestrais formam o elo de pertença familiar e de grupo social. Por isso uma sociedade indígena sofre a dispersão ao sair de seu território de origem.

Toda tradição religiosa possui uma terra santa, uma cidade santa, uma clareira na floresta ou um local consagrado, como referencial de identidade e ligação com a mãe terra.

O fogo

Tido desde os primórdios da religiosidade como presente dos espíritos à humanidade, o fogo é considerado elemento celestial e personifica deuses de diversas tradições religiosas. Talvez o símbolo mais usado nos ritos e cerimônias de todas as tradições religiosas, significa ainda luz, calor, purificação, amor, espiritualidade, elo de comunicação entre o crente e Deus.

O ar

Ao lado do fogo, é considerado pelas tradições religiosas como elemento celestial masculino, enquanto a água e a terra representam a feminilidade. Na Astrologia, o vento e o ar constituem o mundo intermediário, o terreno de ligação entre a matéria e o espírito. As figuras do zodíaco flutuam nas ondas do ar.

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Símbolos religiosos: elos com a transcendência

57 comentários:

  1. Pelo pouco que entendi, acho que esse yin yang é um pouco machista... Deve ser por causa da cultura? É isso Jonas?

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  2. antonia carla, amanda e carla de almeida16 de setembro de 2009 às 09:51

    nós achamos bem interesante além de ta falando de todos nós esta,falando do nosso planeta como a nossa religião.

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  3. meu nome: eduardo victor oi
    professo goste muitodo blog eu gostei mais-do Yin-Yang ESCOLA: DOM ANTONIO DE ALMEIDA LUSTOSA

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  4. antonia carla,amandinha e carlinha16 de setembro de 2009 às 10:03

    como nós estava-mos comentando a religião é muito importante.por que olhando para nossas mãos podemos perseber que nossa mão é costurada porisso que eu acho o ensino religioso bem importante.

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  5. escola dom lustosa eu achei muito estranho
    porque as figuras saõ esquisitas eu achei
    o texto muito interesante
    alunos:lidiane,felipe,gleiciane
    6ano A tarde.

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  6. FERNANDO E DESSICA SILVANA16 de setembro de 2009 às 10:42

    DOM LUSTOSA E SILVANA MARIA E FERNANDO PARENTE COSTA E MARIA DÉSSICA 6 ANO A TARDE
    TAOISMO É UMA DAS MAIS CONHECIDA RELIGIOES.

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  7. DOM LUSTOSA 6ANO A SILVANA MARIA E FERNANDO PARENTE E MARIA DESSICA AS FEGURAS SAO MUITO INPORTANTE SAO MUITO BONITAS E MUITO ELEGANTES E MOSTRA MUITAS COISAS NELAS E MUITO INPORTANTE PARA NOS

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  8. Essa materia e muito importante aprender pois nos aprendemos muito sobre DEUS pois ele e um homem sagrado

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  9. Alinny,André e Emily.17 de setembro de 2009 às 06:52

    sabia professor que a maioria desses símbolos são satanicos? não? pois fique sabendo. vigie seus caminhos... Jesus é o caminho,a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não por Ele. Jesus te ama e Ele quer te salvar. pois Jesus está voltando, volte para Ele antes.

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  10. Laryssa CqC ....8 ano A manhã17 de setembro de 2009 às 06:52

    essa materia e muito importante para nos ,pq falamos sobre DEUS pois ele e um homem sagrado

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  11. brenna CqC... 8 ano A manhã17 de setembro de 2009 às 06:53

    essa materia e muito legal pois nos aprendemos varias coisas sobre os lugares sagrados e DEUS

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  12. LARISSA CqC...8 ANO A MANHA17 de setembro de 2009 às 06:55

    ESSA MATERIA É MUITO LEGAL E QUERIA MANDAR UM BEIJÃO PARA AS MINHAS AMIGAS DA CQC

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  13. [jaco cqc]
    manda um alo pra larissa tisuname da cqc valeu!!!
    pro mardeson da cqc
    pro robson ashahssh

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  14. com "A" escrevo Amor, com "B" escrevo Paixão, só não compro uma bicicleta pq não sei nadar essa e pra tuh larissa kionda

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. MARCELLA BRÀZ!!!!!!!!!!!!!!!!17 de setembro de 2009 às 10:50

    MARCELA BRÀZ 8 ANO B
    EU ENTENDI QUE O Budismo O símbolo do Budismo é a Roda Dharmica ou Dharmacakra. Apesar desta ser um símbolo admitido por todas as religiões dharmicas, como o Jainismo, tal símbolo é considerado o símbolo oficial do Budismo. É um círculo com oito braços surgidos no centro apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa cada uma das oito práticas que constituem o Nobre Caminho Óctuplo: Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Atenção Correta, Sabedoria Correta e Visão Correta.



    EU TAMBEM ENTANDI QUE O - Jainismo O símbolo do Jainismo é uma variação do Darmacakra. Nesse caso, a roda dharmica situa-se no interior da figura de uma mão. A mão é geralmente vista como símbolo de sabedoria e de ensinamento. Logo, sendo o Darmacakra um símbolo presente em muitas religiões dharmicas, é um símbolo da sabedoria na sua religião.

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  17. Alguns estudiosos sem excepcional experiência com a filosofia chinesa clássica dizem que o yang é o bem e o yin é o mal; contudo, segundo o físico teórico Fritjof Capra, influenciado oscilação entre os dois pólos; todas as transições ocorrem gradualmente e numa progressão e distorção em subseqüente eras patriarcais. Em biologia humana, as características masculinas e femininas não estão nitidamente separadas, mas ocorrem, em proporções variáveis, em ambos os sexos. Da mesma forma os chineses acreditavam que todas as pessoas , homens ou mulheres, passam por fases yin e yang. A personalidade de cada homem e de cada mulher não é uma entidade estática, mas um fenômeno dinâmico resultante da interação entre elementos masculinos e femininos. Essa concepção da natureza humana está em contraste flagrante com a da nossa cultura patriarcal, que estabeleceu uma ordem rígida em que se supõe que todos os homens, machos, são masculinos e todas as mulheres, fêmeas, são femininas, e distorceu o significado desses

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  18. jarderson e janderson 7 ano c tarde17 de setembro de 2009 às 12:47

    os desenhos do ensino religiosos q faz parte da natureza e do desenho
    eu gosteu o desenho do yin yang e o desenho mais interesante com as coisa do mundo e parecido com sol e lua

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  19. jessicaf. e jessica b.23 de setembro de 2009 às 12:01

    c;dom lustosa os símbolo do Jainismo é uma variação do Darmacakras muito criativo foi uma forma bastante legal de demostrar o ensino religiao

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  20. vikaelly,meiriane e ericles23 de setembro de 2009 às 12:07

    yang é o bem que e a parte branca do simbolo e o yin é o mal a parte preta ;
    segundo o físico teórico Fritjof Capra, influenciado oscilação entre os dois pólos.
    O Yin-Yang é o símbolo do Taoísmo, uma das mais conhecidas religiões dharmicas. Um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada
    com dois pontos,um tem um pouco do mal o mal tem um pouco do bem eo bem tem um pouco do mal
    quando os dois se juntam viram o Yin-Yang.

    falamos sobre yin-yang por que achamos muito interessante essa parte da materia'

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  21. esses simbolos sao muitos interessante e falar sobre as religioes

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  22. Achei muito legal sobre as religiões e os simbolos da Africa.

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  23. alexcarlos 01-daniel david07-mauricio28 9 ano A23 de setembro de 2009 às 12:50

    DOM LUSTOSA:OI MEU NOME E ALEX EU E MEUS AMIGOS GOSTAMOS MUITO DOS SIMBOLOS QUE ACABAMOS DE VER, VARIOS SIMBOLOS E DESENHOS QUE É ENTERESSANTE PARA O NOSSO APRENDIZADO O QUE MAIS ME ENTERESSOU FOI O YIN YANG.

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  24. felipe cesar 7ano b
    oi e o felipe achei muito legal o seu blog

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  25. kd as coisas do espiritismo prof. seria otimo ver a opiniao das pessoas sobre esta religiao (alunas do dom lustosa)8 ano noite taty...

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  26. oi meu nome é WILKA BERNARDO SILVA
    Faço o 6 ano B manha dom lustosa
    professor dei uma olhada no seu blog e achei muito enteresante mas gostei muito do yin yang gostei muito

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  27. oi meu nome é ana thaynara sou do 6b manha numero3 adorei muinto seu blog gostei mais dos desenhos na pedras aqueli enrrolado estava d+.eu estou encantada com aquelis caixois que esta na foto estao demais.

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  28. a religiao para mim e muito importante, devemos respeitar as outras religioes e nao ter preconceito.eu sou catolica e respeito as outras religioes.eu me chamo clarisse da silva carvalho e estudo no creusa do carmo rocha.6b manh numero 5.

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  29. oi profesor gostei muito do seu blog e das figuras suyanne 7a tarde

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  30. que legal professor os seus ensino religioso eu gostei muito.parabèns.

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  31. oi meu nome e joyce onofre vicente,eu estudo no ccr,faço a 9a manha numero 30.eu lie sobre o sinbolo sagrado,e entendi que yin-yang tem um significado muito importante,esse simbolo faz entender que na vida tem dois lugares para nos escolher,o lado escuro,que e o lado do mal,e um lado iluminado,que e o lado do bem.

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  32. vitória e thaynara19 de maio de 2010 às 13:45

    nome:vitória,thaynara.
    escola :dom lustosa
    série :7°ano b
    nós gostamos muito desse texto(monoteismo)por que nos inspiramos em outra religião e qui aprendemos as regras novas.

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  33. Meu nome é Adrielle, estudo na 6ªsérie D TURNO MANHÃ, da Escola Creusa do Carmo Rocha.
    Número de chamada é nº1.

    É impossível ignorar o papel da religiosidade do povo brasileiro na cultura e da cultura na religiosidade. Ademais, a religião é como um espelho que mostra as vertentes da formação cultural de qualquer povo. E para explicar este fenômeno, tem-se o elemento determinante que é o sincretismo religioso.

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  34. Achei muito interessante as imagens dos simbolos sagrados de todas as religiões,porque são cheios de cores e detalhes de formas variadas,como os símbolos dos elementos que pra mim chama muita atenção.

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  35. o budismo a gente ver que e superior,e uma religiao espiritual,tem gente que esconhe esse caminho,da vida espiritual.eu sou catolica mas eu respaito muito as resligioes sagradas.
    eu achei muito interessante o budismo por isso que eu esconhi esse tema.
    joyce 9a manha ccr

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  36. grazielle 9A tarde-Dom lustosa. oi professor sou eu,so queria dizer que essa pagina com os simbolos e d+,so nao achei a religiao "espiritismo" mas so tem coisas interessantes.Adorei

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  37. A MINHA PESQUISA FALA SOBRE O ANIMISMO EU ACHEI MUITO ENTERESSANTE POIS FALA SOBRE FENOMENOS ESPIRITOS. A LEITURA ESCRITA O TERMO ANIMISMO É USADO PARA DESIGNAR UM TIPO DE FENOMENO ONDE É O ESPIRITO ENCARNADO NO PRIPRIO MÉDIUN QUE SE MANIFESTA POR ELE.

    MEU NOME É: JESSIA MAYARA NUNES DA SILVA EU ESTUDO NA ESCOLA CREUSA DO CARMO ROCHA EU FAÇO O 7ANOB MANHA N16

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  38. ADOREI SEU bLOG

    JESSIA MAYARA

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  39. nome;larissa
    serie;7a tarde
    escola;dom lustosa
    EU ENTENDI QUE O Budismo O símbolo do Budismo é a Roda Dharmica ou Dharmacakra. Apesar desta ser um símbolo admitido por todas as religiões dharmicas, como o Jainismo, tal símbolo é considerado o símbolo oficial do Budismo. É um círculo com oito braços surgidos no centro apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa cada uma das oito práticas que constituem o Nobre Caminho Óctuplo: Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Atenção Correta, Sabedoria Correta e Visão Correta.

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  40. nome: Thalia Ferreira Braga
    escola:Dom Lustosa MANHA
    eu adorei as imagens que mosta os simboilos dos budismo do ilamismo e do outros.............
    gostei por que achei interesante

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  41. eu gostei muito e achei muito interessantes milena 8ano a tarde

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  42. Raimundo Nonato!!!!!! gostei muito desse tema adorei muito os simbolos gostria mas de me aprofunda mas

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  43. meu nome e wilton e estudo no 6ªano A manha e estudo no colegio dom lustosa meu numero da chamada 35 yin-yang representa avida entre o be eo mal trasendo duas maneiras de vida de um jeito que o bem esta do lado mal e o mal do lado do bem e a sim que umanidade vim entre o amor e o odio fasendo que estudiosos venham a esudar sobre esta semalhanssa ocuta religiao criada peloschineses foi o entemdimento

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  44. anonimo disse... cmes do antonio de almeda lustosa nome.lucas canuto da silva numero 24 serie 6ano a achei muito interesante poque falar de varias religioes temuitas opovo brasileiro tem varias religioes exenplos.canoble.islamismo.catolica.mormos e etc

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  45. MEU NOME E ANTONIO TEIXEIRA SALES FILHO D.LUSTOSA SERIE 6ª ANO A MANHA NUMERO 4 EU ACHEI MUITO ENTERASENTE
    AS RSE ELIGIOES QUE SE FALA NO TEXTO SOBRE RELIGIOES O YIN-YANG FALA DA VIDA DO BEM E DO MAL A RELIGIAO DO ISLAMISMO JUDAISMO MORMOOS CRISTIANISMO E OUTRAS RELIGIOES QUE E XISTE SEGUIDORES

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  46. Este comentário foi removido pelo autor.

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  47. ATÉ AQUI LI 48 COMENTÁRIOS E POSSO ESPERAR MAIS OUTROS ENTRE CRÍTICAS E ELOGIOS. OBRIGADO.
    UM ABRAÇO SIMBÓLICO DO PROF. JONAS.

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    Respostas
    1. Já falou sobre crítica ou elogio, vou dar uma opinião.
      O senhor pode arrumar Marcadores lá em cima, seu site e muito bom, mas e muito grande ai facilita com os marcadores. Bem se o senhor quiser arrumar, por que é só uma opinião.

      A outra coisa o senhor tem conta no Outlook?

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    2. Gosto bastante do seu site, já fiz um monte de tarefas.

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  48. wallison pereira de morais serie:6ano-a turno:manhã numero:34 domlustosa ensino religioso é muito importate na vida da gente a sim por quer tem pessoa que não acredita em deus

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  49. geova 7ano-b manhã numero 12 dom lustosa ensino religioso e muito importamte na vida porque faz as pessoas acreditarem em deus

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  50. os simbolos religiosos ajudam a compreender a cultura das religiões.Existem vários simbolos e um deles é o da religião do budismo a "roda de oito caminhos" que trata de explicar dos caminhos que levam a paz e a harmonia no mundo.Outro é o "yin-yang" do taoísmo que explica o equilíbrio entre o bem e o mal.

    cmes DOM LUSTOSA aluno:Antonio Micaias Silva de Sousa n:3 6A manhâ

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  51. CMES:DOM ANTÔNO DE ALMEIDA LUSTOSA ALUNA:RUTHYELLE FIDELIS DE LIMA N-35 7ANO-C MANHA OI PROFESSOR GOSTEI MUITO DE FAZER UMA DAS QUESTOES QUE SOBRE OS SIMBOLOS SAGRADOS DAS DIVERSAS RELIGIOES EU ADOREI FAZER E SEU BLOG E MUITO LEGAL APRENDO VARIAS COISA SOBRE RELIAO COM ELE E TAMBEM GOSTEI DO YIM YANG QUE EXPLICA O EQUILIBRIO ENTE O BEM E O MAL.....

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  52. Samos Da Escola Ccr , Manhã 7 Ano A , ... Altina Gabrielly 2 , Pedro Robson 27 , Milena Santos 23 .. Gostamos Muito Do Seu Blog , De Tudo Aprendemos Muitas Coisas Novas Sobre a Religião, Adorei Conhecer Os Simbolos e Lugares Sagrados ...

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