SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DEUS E A ECOLOGIA: O SAGRADO NA NATUREZA



DEUS E A ECOLOGIA: 


O SAGRADO NA NATUREZA



"GAIA SAGRADA”:AS RELAÇÕES ENTRE ECOLOGIA, FEMINISMO E CRISTIANISMO



Os homens estão sujeitos a Deus; as mulheres, aos homens; os animais, a ambos. Os efeitos disso são as “mudanças climáticas”. “Eles também exigem uma mudança no clima religioso”, defende a teóloga inglesa Anne Primavesi

Por: Moisés Sbardelotto | Tradução Luís Marcos Sander

“Uma valorização gaiana da criação vê as coisas como elas realmente são, como todos os seres vivos dependem uns dos outros tanto no tocante à possibilidade da vida quanto à sua qualidade”, afirma Primavesi. Por isso, na teologia coevolutiva, cada organismo é valorizado pelo que é em si mesmo. Porém, a partir de uma perspectiva ecofeminista, a teóloga reconhece que “as mulheres e a natureza têm sido tradicionalmente rebaixadas e ignoradas numa concepção hierárquica do mundo”. A partir dessa concepção, “todos os seres não humanos podem ser usados e abusados para esse fim”, afirma ela, em entrevista gentilmente concedida por e-mail à IHU On-Line, em um delicado período de recuperação pós-operatório. “Nós agora temos de lidar com os efeitos do patriarcado e da desvalorização religiosa dos ‘corpos’ não só sobre as mulheres, crianças e povos indígenas, mas também sobre o corpo da Terra”. Isso exige uma “mudança no clima religioso”, defende. Nesse sentido, como resposta a uma das perguntas desta entrevista, Primavesi enviou à IHU On-Line, com exclusividade, seu “Manifesto pelo Ecofeminismo”, que aqui publicamos pela primeira vez em português.
Anne Primavesi é teóloga inglesa, doutora em teologia sistemática, especializada em questões ecológicas. Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Religião, do Birkbeck College, University of London, já lecionou na Bristol University. É autora de vários livros, incluindo Sacred Gaia (2000), Gaia's Gift: Earth, Ourselves and God after Copernicus (2003) e Gaia and Climate Change: a Theology of Gift Events (2009). Em português, publicou Do Apocalipse ao Gênesis: Ecologia, Feminismo e Cristianismo (Paulinas, 1996). Após conhecer o cientista James Lovelock, criador da Teoria de Gaia, Primavesi colaborou com ele no primeiro curso do Schumacher College sobre a Teoria de Gaia, em 1991.

Confira a entrevista.
IHU On-Line – Em seu livro Sacred Gaia (sem tradução para o português), a senhora discute a teologia a partir de uma perspectiva coevolutiva. A que se refere?
Anne Primavesi – A teologia tradicional classifica tudo numa hierarquia de importância, sendo que a parte superior dela está mais próxima de Deus, e a inferior, mais distante. Uma perspectiva coevolutiva surge de uma compreensão mais profunda e de uma valorização da forma como todos os seres vivos vêm a existir e mantêm sua existência através de uma interligação e interdependência ineludível.
 Na teologia coevolutiva:
• cada organismo é valorizado pelo que é em si mesmo;
• o valor de cada organismo “importa” em relação ao todo;
• cada entidade é um ser singular e, por conseguinte, essencialmente inclassificável em graus;
• o valor intrínseco de cada uma se baseia na gratuidade do amor de Deus por ela;
• cada uma está presente e vívida na memória de Deus;
• o valor das criaturas não humanas não reside na forma como contribuem para a qualidade da vida humana; cada uma tem direito à sua própria qualidade de vida;
Como diz o poema, “eu pedi que a árvore me falasse sobre Deus, e ela floresceu”.
IHU On-Line – Ao analisar a relação entre as mulheres e a ecologia, a senhora apresenta as ideias de uma ordem hierárquica e de uma ordem “Gaiana”. Qual é a contribuição do feminino para o cuidado da Criação?
Anne Primavesi – Ao longo das últimas décadas, as ecofeministas expressaram claramente como as mulheres e a natureza têm sido tradicionalmente associadas ao serem rebaixadas e ignoradas numa concepção hierárquica do mundo. Nessa concepção, os homens estão sujeitos a Deus, as mulheres sujeitas aos homens, os animais sujeitos a ambos, e a própria terra é, simplesmente, o lugar onde nós, seres humanos, realizamos nossa salvação e esperamos o céu. Numa concepção hierárquica, todos os seres não humanos podem ser usados e abusados para esse fim. Esse ordenamento hierárquico valida, conscientemente ou não, relações violentas. Uma valorização gaiana da criação vê as coisas como elas realmente são, como todos os seres vivos dependem uns dos outros tanto no tocante à possibilidade da vida quanto à sua qualidade. Rotineiramente, talvez não estejamos conscientes do presentear essencial por parte dos muitos seres que possibilitam que nós tenhamos vida. Mas uma consciência mais profunda desse presentear nos refreará para não cometermos excessos de egoísmo e violência que prejudicam a terra, que é o lar de todos os seres vivos.
IHU On-Line – Qual é o impacto das mudanças climáticas sobre a fé e a prática das nossas igrejas hoje? Qual é o papel dos cristãos nesse contexto específico?
Anne Primavesi – A ciência que forma nossa compreensão da mudança climática mostra quão profundamente a humanidade afetou o equilíbrio da vida na terra. Além da perda da biodiversidade, ela adverte que a sobrevivência da própria humanidade corre risco. Isso desafia o pensamento e a prática das igrejas.
Em termos de pensamento, temos de aprender a:
• nos ver e expressar como parte de toda a comunidade da vida na terra;
• ver e tratar a terra como um lar;
• aprender e demonstrar compaixão e respeito por todas as criaturas;
• em encontros litúrgicos, responder com um agradecimento formal, gratidão e respeito pelas dádivas que nos são dadas por todos os seres vivos e tornam possível nossa vida.
Em termos de prática, temos de aprender a:
• descobrir e responder ao valor intrínseco de toda a Criação;
• resistir ao imperialismo, consumismo, colonialismo e violência em nosso pensamento;
• aprender a humildade ecológica, um reconhecimento de nossa dependência do trabalho das muitas criaturas não humanas que mantêm limpo o ar, potável a água e nos fornecem os alimentos que comemos.
IHU On-Line – Em sua opinião, por trás da crise climática, há também uma crise ética e espiritual? Perdemos a nossa capacidade de conviver com os demais seres vivos da Criação?
Anne Primavesi – Não podemos separar o espiritual do ético, ou o social do ecológico. Só podemos fazer essas separações na linguagem, não na realidade. Como pessoa, eu ajo a partir da totalidade de meu ser. As tarefas são as seguintes:
• falar sobre nós mesmas de maneiras que não pressuponham que essa espécie de separação linguística descreva as coisas assim como elas são;
• mediar entre as ideias e a ação, o abstrato e o real.
Por exemplo, quando comemos, não deveríamos simplesmente abençoar a comida. Deveríamos reconhecer que a comida abençoa a nós e responder dando graças por isso. Antes de agradecer a Deus pela comida, deveríamos identificar e estar conscientes daqueles e daquelas cujo trabalho e cuja vida tornam possível que comamos agora e agradecer a eles e elas. E isso não apenas em palavras, mas na forma como vivemos, esperando que eles e elas tenham espaço para vicejar e não os/as considerando simplesmente meios para nossos próprios fins humanos.
IHU On-Line – O “Tempo para a Criação” de 2010 está relacionado com a campanha 10:10:10, que será o dia com o maior número de ações positivas contra as ações climáticas. A partir de que motivações teológicas ou bíblicas essa relação entre fé e ecologia pode crescer ainda mais?
Anne Primavesi – Essas coisas devem ser descobertas e expressas por cada pessoa e cada comunidade. Espero ter notícias das formas de fazer isso que vocês venham a criar durante esse período! O que vocês nos disserem sobre o que encontraram será o presente que darão a todas e todos nós.
Penso que o Manifesto pelo Ecofeminismo  poderá ajudar nesse sentido.

58 comentários:

  1. Dom Lustosa 8°A T NOME:Mathias Coelho.N°23 Expedito Emanoel.N°09

    nos achamos muito interessante pois o texto explica muito bem a teoria de gaia e nos mostra uma entrevista com Anne Primavesi

    ResponderExcluir
  2. 8°ano a dom lustosa milena fernandes e ananda diz achamos muito interessante fala de homens e mulheres esse tema religião e ecologia e muito otimo para aprendemos mas esse o mas legal

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito interessante por que fala da teoria da gaia sagrada e achei mais interessante ainda por que fala da anne primaversi eu achei ótimo viu professor meu nome é AMANDA RHAFAELA 7:C TARDE N:03 DOM LUSTOSA

    ResponderExcluir
  4. andreyna silva donlustosa 7anoc
    eu achei muito interesante porque fala da liberdade e do direitos de todos e povos religosos e fundamental para cada um denos eaprendemos muito sobre as religios

    ResponderExcluir
  5. dom lustosa 7°c tarde n°24 matheus iusley eu achei muito interessante esse tema e otimo para aprendermos a viver.

    ResponderExcluir
  6. adriele silva n01 ccr 6d manha eu achei muito interessante Ao longo das últimas décadas, as ecofeministas expressaram claramente como as mulheres e a natureza têm sido tradicionalmente associadas ao serem rebaixadas e ignoradas numa concepção hierárquica do mundo. Nessa concepção, os homens estão sujeitos a Deus, as mulheres sujeitas aos homens, os animais sujeitos a ambos, e a própria terra é, simplesmente, o lugar onde nós, seres humanos, realizamos nossa salvação e esperamos o céu.

    ResponderExcluir
  7. eu acho que e muito emportante qeu as pessoas aprendem mais com isso e muito importante para todos
    renan 6°d manhan n°22

    ResponderExcluir
  8. DEUS E A ECOLOGIA
    NATALIA DA SILVA
    7 ANO B TARDE N:29

    EU ENTERDIR QUER DEUS E A ECOLOGIA
    E UM ENTENDIMEMTO SODRE DEUS PARA NOS
    DEUS E A ECOLOGIA E IMPORTANTE PARA COMRIENDER A DEUS.

    ResponderExcluir
  9. Larissa 9° ano A "manhã"8 de novembro de 2010 às 08:36

    É muito interessante ,pois a pessoa qe respeita o próximo,pode ter certeza qe DEUS vai esta olhando e vai te oferecer tudo de bom.!

    ResponderExcluir
  10. Luana Karen L. de Oliveira. n:33 ,9 ano manha8 de novembro de 2010 às 08:36

    Na minha opinião todo mundo tem que respeitar o outro ,e essa teóloga ajudou muito a explicar sobre DEUS E A ECOLOGIA'

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito importante porque vemos como a natureza esta hoje e se paramos para pensar iria ver o quer que a gente esta fazendo!!!!!!!!!!!!!!!

    ALUNA:kelvia kescy do nascimento da silva
    TURNO:manhã TURMA:a SERIE: 6

    ResponderExcluir
  12. eu achei muitissimo importante porque as pessoas coloca tudo culpa no presidente ou da prefeita , mas a gente!
    ALUNA:kelvia kescy
    TURMA:a TURNO:manhã n:18 SERIE:6

    ResponderExcluir
  13. NOME SUYANNE MEDEIROS 7ANO A TARDE NUMERO 30
    eu achei muito legal como anne primavesi fala da maneira sobre a teoria de gaia.
    e quando ela estodou sobre essa teoria.do autor james velock no modo dele ver diz ele que as coisas são do jeito que elas são.
    anne diz que teologia coevolutiva cada organismo e valorizado pelo que e em si mesmo.
    ela tambem dis que as mulheres e a natureza tem sido rebaixadas e ingnoradas eu tambem acho isso que as pessoas não dão valor anatureza e que precisamos delas e devemos agradecer o que temos ela diz tambem que precisa-se modar a religiosidade eu tambem acho que devia mudar essas pessoas mudar o tipo de ser de cada uma
    a teologia tradicional e uma forma mais proxima de deus devemos tambem agradecer pela comida e tudo que deus nos deu. e eu gostei e achei muito enteressante por que e uma coisa que não se ver todo dia

    ResponderExcluir
  14. nome:regina gomes.6anoA tarde numero:25 dom lustosa. e muito interessante,pois que respeita o proximo,pode ter certeza que deus li dara muita paz e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito...e ela tem toda razão em relação as mulheres elas estão sendo humilhadas usadas e depois jogadas como se fossem uma bolinha de papel... agora vou escarrar os homens eles acham que a gente num é nada usam e depois jogam fora por isso tem tantas lesbicas hoje em dia pq elas simplesmente se decpcionaram. mais nós mulheres somos fortes e estamos acabando com todos esses preconceitos ridiculos já temos até uma presidente MULHER.... pois é isso ai tchau professor uma abraço fica com Deus. emily lima numero 13. 9 manhã.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do texto pois fala da teoria de gaia e da Anna Primavesi que e formada em teologia sistemática e também gostei de uma frase que tem no texto que e assim
    “Uma valorização gaiana da criação vê as coisas como elas realmente são".
    Obrigado professor gostei muito do texto

    Nome:Antonio Henrique Azevedo Carneiro
    Escola:CMES Dom Antonio Almeida Lustosa
    Turno:Tarde
    Turma:7º Ano B
    Nº:07

    ResponderExcluir
  17. e Anne Primavesi

    desculpe o erro /\

    ResponderExcluir
  18. Heliziane Bastos
    Creusa do Carmo
    nº 11 9º A T
    Bom,eu discordo da teoria da Gaia,sobre a terra ser a mãe natureza.
    Pois eu creio que Deus é o dono da terra,e o dono de todos nós.
    Eu creio que foi ele que fez os céus e a terra e tudo que aki há,tudo pertence a ele.
    Beijão,professor.

    ResponderExcluir
  19. é bem diferente mas nem todomundo acredita , eu a credito que gaia seja o deus da natureza e tambem que se fisermos tudo do jeito gaiano a terre pode ate melhorar.
    filipe barbosa 9°A M creusa do carmo n18

    ResponderExcluir
  20. EU GOSTEI MUITO,PORQUE,AS VESES EU ACHO QUE AS PESSOAS NÃO TEM QUE APRENDER SÒ UMA RELIGIÃO MAS TEM QUE APRENDER AS OUTRA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  21. Evetin Freitas 9° A M ccr
    Eu acho que Deus e religião tem muito a ver com ecologia e natureza, pois se fala muito em ecologia em várias religiões.

    ResponderExcluir
  22. erivelton 6a n16, adorei o texto , que fala sobre como as mulheres sao mal tratadas pelos homens, apesar de ser um garoto acho errado como a maioria dos homens tratam as mulheres.

    ResponderExcluir
  23. eu acho que a natureza esta sendo maltratada não só por causa do clima,mas tambem por causa de nos mesmos.Mais eu discordo da teoria da gaia ser a mãe da natureza,na minha opinião "DEUS" é o dono do mundo e foi ele que fez a natureza!!!!!!

    EMANUELLA 6B MANHÃ N10

    ResponderExcluir
  24. OLÁ PROFESSOR AQUI É O LUCAS NUNES N# 30 9ANO B TARDE DA ESCOLA C.C.R ESSE TEMA É MUITO LEGAL PORQUE FALA DE COISAS QUE EU NUNCA TINHA OUVIDO ´´A TEORIA DE GAIA ´´E QUE FALA QUE NÓS SERES VIVOS DEPENDEMOS DE OUTROS PARA SOBREVIVER E QUE TAMBÉM FALA QUE as mulheres e a natureza têm sido tradicionalmente rebaixadas e ignoradas numa concepção hierárquica do mundo CERA?ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  25. JOSE ALAN #30 9b tarde DO CREUSA DO CARMO ROCHA EU ACHEI MUITO LEGAL PORQUE FALA DE UM TEMA QUE SE FALA MUITO NO NOSSOS DIAS QUE É NATUREZA FALA DE UMA TEORIA TAMBÉM QUE EU NUNCA TINHA UVIDO ANTES.NÃO DEU PARA EU ESCREVER MAIS PORQUE SÓ FOI MEIA HORAFALOU

    ResponderExcluir
  26. Olá professor Jonas, não pude deixar de escrever um comentário sobre essa entrevista, meu nome é Ingrid Rabelo sou uma ex-aluna sua e mesmo assim ainda continuo aprendendo com o senhor e como o texto bem fala devo lhe agradecer por isso.Estudando sobre a mitologia grega aprendi um pouco sobre Gaia e hoje acompanhando minha irmã,pude vê a relação dela com o ecofeminismo. E,como dizem é vivendo e aprendendo. abraços.

    ResponderExcluir
  27. "deus e a ecologia" na teoria de Gaia ele diz:todos os seres estão ligados;pois todos dependem uns dos outros.isso esta muito certo pq um homem precisa do outro para sobreviver.PAULO SERGIO 9 ANO A TARDE C.C.R.

    ResponderExcluir
  28. oi professor jonas eu li deus ea ecologia eu aacho qque todos deve ser tratados do jeito que sao e nao porque sao diferentes pela aparencia.vitoria marques sexto b tarde numero trinta e um

    ResponderExcluir
  29. dom lustoza 6b tarde artur n02 goste muito do que esqrevil no carderno poreso eu fiz e gostei muito e eu quero ver mais o bloog valeu professo

    ResponderExcluir
  30. oi professor eu achei muito interesanti o cometario fiquei muito supresso com o texto pela minha opinião e inportante nome mathias 6anot escola don aumeida lustosa

    ResponderExcluir
  31. gostei muito pois fala da teoria de gaia Anna Primavese eu gostei do texto o Texto fala de DEUS E ECOLOGIA na minha opinião DEUS E TUDO incluindo ecologi todos temos direitos de seguir a religiaõ gue degejamos.ADRIEL NUNES 7A MANHÃ NUMERO 1.

    ResponderExcluir
  32. gostei muito pois fala da teoria de gaia Anna Primavese eu gostei do texto o Texto fala de DEUS E ECOLOGIA na minha opinião DEUS E TUDO incluindo ecologi todos temos direitos de seguir a religiaõ gue degejamos.ADRIEL NUNES 7A MANHÃ NUMERO 1. CCR

    ResponderExcluir
  33. Mateus da Silva Cardoso 21, 9ª A tarde, CCR.
    A teoria de gaia diz que as pessoas perdeu a capacidade de pensar nos outros, porque nós só pensamos em si mesmo,estamos destruindo a natureza e desvalorizando as mulheres.È preciso conscientisar as pessoas a partir da etica e religião de cada um de nós.Esta entervista é muito importante porque é uma forma de conscientizar as pessoas a mudar suas atitude.

    ResponderExcluir
  34. OLÁ PROFESSOR JONAS EU ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE ASSUNTO DEUS A E ECOLOGIA POIS ESTAMOS SABENDO MAIS SOBRE O SAGRADO CONTINUE ASSIM

    AMANDA 7a tarde

    ResponderExcluir
  35. Para Mim Deus Criou A Ecologia,como foi ele que Criou todos os Seres as árvores e animais,tudo entre o céu e a Terra e além da mesma,no texto que eu li sobre uma teologia inglesa chamada Anne Primavesi a partir de seu estudo uma valorização gaiana da criação vê as coisas como alas realmente são, como todos os seres vivos dependem uns dos outros tanto no tocante a possibilidade da vida quanto à sua qualidade.

    Nome:Carla Bianca Nascimento de Almeida
    Escola:Creuza do Carmo Rocha
    Turno:MAnhã
    Turma:6º ano C
    Nº:32

    ResponderExcluir
  36. Raul Martins Barbosa 7ano B TARDE
    Eu entendie que Deus è interligado diretamente com a natureza e todos em que vivem nela por isso aprendie que Deus protegi e faz parte da ecologia por ser um ponto principal que deu a natureza a vida ea beleza e màgia.

    ResponderExcluir
  37. MATHEUS MACARIO 7A MANHA CCR
    EU ENTENDI QUE GAIA É A MÃE TERRA,PACHAMAMA.
    A VALORIZAÇÃO GAIANA DA CRIAÇÃO VE AS COISAS COMO ELAS REALMENTE SÃO.E QUE TODOS OS SERES VIVOS
    DEPENDEM UNS DOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  38. antonia alves sampaio. 9AT N:03 DOM LUSTOSA eu acho q na minha opiniao,no mundo existe um tipo de ierarquia,no topo esta Deus,e logo apos vem toda a humanidade,e q ele esta interligado nao so com a natureza mas com todo o mundo.

    ResponderExcluir
  39. Jonatas soares n:11 9bt ccr:Assim eu acho que esse tema discrimina as mulheres Deus etc...eu discordo tambem que fala que a terra é considerada mãe criadora de tudo que existe no mundo.discordo que a teologia Anne Primavesi,fala que existe uma hieraquia que separa Deus de nois seres humanos que dis qui quem esta no topo esta mais perto de Deus i quem esta longe do topo esta longe de Deus.é isso.

    ResponderExcluir
  40. NOME:Antonia renata martins barbosa
    N:08 tuma:7b turno:tarde ccr
    Eu acho que a natureza estar sendo maltratada não sò por causa do clima,mas tambèm porcausa de nos mesmo.mas eu discor com ateoria
    da gaia ser mãe da natureza.

    ResponderExcluir
  41. jhonata Braz 9º [A]TARDE "Os homens estão sujeitos a Deus; as mulheres, aos homens; os animais, a ambos. Os efeitos disso são as “mudanças climáticas”
    Segundo a "teoria de Gaia",fala que a natureza estar sofrendo com as atitudes dos seres humanos e que todos nos seres vivos dependemos uns dos outros.tanto na preservação do ambiente que vivemos,quanto na qualidade de vida que este ambiente nos oferece

    ResponderExcluir
  42. Para Mim Deus Criou A Ecologia,como foi ele que Criou todos os Seres as árvores e animais,tudo entre o céu e a Terra e além da mesma,no texto que eu li sobre uma teologia inglesa chamada Anne Primavesi a partir de seu estudo uma valorização gaiana da criação vê as coisas como alas realmente são, como todos os seres vivos dependem uns dos outros tanto no tocante a possibilidade da vida quanto à sua qualidade.

    nome:ramon t siva
    escolar:ccr
    turno:tarde
    turma:6º ano b

    ResponderExcluir
  43. Para Mim Deus Criou A Ecologia,como foi ele que Criou todos os Seres as árvores e animais,tudo entre o céu e a Terra e além da mesma,no texto que eu li sobre uma teologia inglesa chamada Anne Primavesi a partir de seu estudo uma valorização gaiana da criação vê as coisas como alas realmente são, como todos os seres vivos dependem uns dos outros tanto no tocante a possibilidade da vida quanto à sua qualidade.

    nome:ramon t siva
    escolar:ccr
    turno:tarde
    turma:6º ano b
    nº25

    ResponderExcluir
  44. JOHNATAS ABREU MARTINS6 de dezembro de 2010 às 14:15

    E muito interessante porque Deus deixou a natureza para nos cuidarmos e não para deixarmos triste,no texto fala que a natureza está rebaixada e com seu acompanhamento as mulheres também.então temos que cuidar muito bem das mulheres e da natureza, porque foi Deus quem deu não foi o homem pense nisso porque la na frente você vai precisar

    cmes:Dom Antonio de Almeida Lustosa
    Nome:Johnatas Abreu Martins
    Série:7 ano *B* MANHÃ
    N:20
    Série:7

    ResponderExcluir
  45. GRAZIELLE 9A TARDE DOM LUSTOSA7 de dezembro de 2010 às 05:18

    EU ADOREI E ACHO QUE DEUS TEM MUITO MAIS A VER COM ECOLOGIA UE IMAGINAMOS.E,CUIDAR QUE CUIDAR DA NATUREZA ESTARÁ CUIDANDO DE SI MESMO.ENTÃO DEVEMOS PRESTR MAIS ATENÇÃO NO QUE FAZEMOS Á MÃE NATUREZA QUE TALVES COM OS NOSSOS ATOS ESTAREMOS PREJUDICANDO A NÓS MESMOS.

    ResponderExcluir
  46. eu gostei muito por que Deus deixou a natureza para nos preserva-la e homem nao esta preservando-a, ele nao esta percebendo que essas atitudes esta fazendo mal para ele mesmo,espero que o homem mude essa atitude para melhorar a natureza.

    ResponderExcluir
  47. ja que Deus nos deu a natureza porque não cuidarmos dela?,mas parece que ninguem pensa assim,porque as pessoas veem o problema mas não querem resolve-lo pois acham que seu tempo é precioso demais para gastar com isso,mas,o que ellas não sabem e que se não cuidarmos agora sofreremos as consequencias depois e, so assim irão ver que poderiam ter feito algo para mudar o problema.ENTÃO,VAMOS COMEÇAR A CUIDAR DO NOSSO VERDE AGORA?

    ResponderExcluir
  48. nubia rafaete 9 ano a tarde14 de dezembro de 2010 às 09:48

    eu achei muito legal deus deixar a natureza pra gente e agora nois temos que cuidar de natureza
    cuidar da natureza é dar cuidando de si mesma!

    ResponderExcluir
  49. jonathan elias r. martins 9a tarde n16

    Esse texto retrata teorias totalmente diferentes da q eu qcreditava,agora tenho uma ideia totalmente difernte da q era possivel eu acreditar.agora sei que devo sim cuidar da natureza, ja q foi um prezente de deus

    ResponderExcluir
  50. jonathan elias r. martins
    creusar do carmo rocha

    ResponderExcluir
  51. eu achei esse texto muito interresante porque fala da relacao da ecologia e deus., eu acho que nos temos que cuidar do nosso planeta porque afinal e o nosso lar e tambem viver em paz uns com os outros porque perante deus somos todos iguais. emanoela tarde 9a

    ResponderExcluir
  52. silvia helena n¨37 7ano b ccr deus e a ecologia e muito improtanta p/ nos os seres humano por nos nao estamos cuidado do nosso plneta nosso estamo mautradano o nosso mundo com muita violecia nosso devemos para de ter violecia

    ResponderExcluir
  53. nome:FRANCISCO ANDERSON
    escola:DOM LUSTOSA
    SÉRIE:7°B TARDE
    n°:12

    EU acho que o comentario da ANNY PRIMEVESI é muito interessante quando ela fala que a terra e as mulheres são ridicularisadas e eu acho que devemos dar as mulheres o mesmo que o homem e devemos cuidar principalmente da natureza porque não sabemos o quanto mais o planeta vai aguentar.

    ResponderExcluir
  54. ccr 7c m alisson N o1,Fnc Mateus n11,isaque n15,izaias n14,fabio nº08

    Nois entendemos que os homens judia muito com a natureza e com as mulheres,E que nos Temos que Valoriza Os Nossos Organismos e não ter preconceito com os deficientes não so com os deficientes mais Sim com todos Os Seres Humanos,E que Nois dependemos uns dos outros por mais Que Seja Uma Pessoa Ruim Esse E o Nosso Comentario Sobre Oque Ela Falou ANNY PRIMEVESI

    ResponderExcluir
  55. Dom lustosa 7c 24 manha gracielle jose thiago 18 joão paulo 16 gladis 04 pamela sousa 27 maria de fatima 23 mayra 25.
    Eu entendi que devemos valorizar a natureza e nao
    podemos maltratar.
    porque deus criou o mundo para nos cuidarmos.
    deus criou nos para ser a sua imagem e semelhança nos nao dvemos julgar os outros pela aparencia.

    ResponderExcluir
  56. Achei muito interessante o post que fala sobre
    "O Sagrado na Natureza",porquê nos ensina a ter
    Deus conosco.

    Kilvia Mylene
    CMES Dom Antônio de Almeida Lustosa
    N°: 20, Manhã

    ResponderExcluir
  57. Francisco Alexandre CCR N:12 7 Ano B tarde eu achei muito legal como anne primavesi fala da maneira sobre a teoria de gaia.
    e quando ela estodou sobre essa teoria.do autor james velock no modo dele ver diz ele que as coisas são do jeito que elas são.
    anne diz que teologia coevolutiva cada organismo e valorizado pelo que e em si mesmo.
    ela tambem dis que as mulheres e a natureza tem sido rebaixadas e ingnoradas eu tambem acho isso que as pessoas não dão valor anatureza e que precisamos delas e devemos agradecer o que temos ela diz tambem que precisa-se modar a religiosidade eu tambem acho que devia mudar essas pessoas mudar o tipo de ser de cada uma
    a teologia tradicional e uma forma mais proxima de deus devemos tambem agradecer pela comida e tudo que deus nos deu. e eu gostei e achei muito enteressante por que e uma coisa que não se ver todo dia

    ResponderExcluir
  58. ccr 7:c manhã:nome: robson glailton n:36
    eu entendie que os homens judia muito como a natureza
    e com as mulheres,e que nos temos que valoriza as nossas organismos e não tem preconceito com os deficiente não
    só com deficiente mais sim com todas seres humanos.

    ResponderExcluir