SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EVOLUCIONISMO


                     

                      EVOLUCIONISMO


Evolucionismo é uma teoria onde as sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso, de desenvolvimento. Fazendo assim com que a sociedade mais “evoluída” se torne a socidade do “eu” e a outra, exatamente como eu estou dizendo, a do “outro”. E, portanto, a mais importante, a de mais valor para ser estudada é a mais avançada. O problema é: quais fatores são avaliados para que vejamos quais das sociedades é mais evoluída? Foi citado no livro, inclusive, que: se o mediador fosse o futebol, por exemplo, nós, brasileiros seríamos a sociedade do “eu”. E, ao analisarmos os fatores que “definiam a cultura” como mediadores, vemos que teríamos que levarmos em consideração coisas como a arte, as leis e a moral. A dificuldade nisso é que nem todas as culturas precisam ter uma lei definida, uma arte definida ou ainda uma moral para que existam. Esses conceitos são muito relativos. Ou seja, só em partir desse ponto para a análise comparativa das sociedades, já é visível o etnocentrismo. A tomada dos nossos valores culturais como os melhores. E, segundo o evolucionismo, todas as culturas dos “outros” necessitavam nada mais do que aquilo que era importante para a sociedade do “eu” e por isso a investigação ou conhecimento maior dessas outras culturas não levava a nada, tal que elas que deveriam se encaixar ao modo em que as coisas eram na sociedade do “eu”.
Vai muito além, quando acreditamos em evolucionismo, formamos ai uma visão etnocentrica, o etnocentrismo está diretamente associado ao evolucionismo principalmente por não acreditar que o "outro" pode ser importante tambám. Há outros valores imbutidos neste contexto como a xenofobia por exemplo. A partir do momento que eu não aceito a cultura do "outro" eu passo a descriminalo, despreza-lo e menospresa-lo.(Baseado no livro "O que é o etnocentrismo?" de Everardo Rocha)[carece de fontes]

História e base teórica

O Evolucionismo oficial, e é associada a acadêmicos como Tylor, Lewis Henry Morgan e Herbert Spencer. O Evolucionismo Social representou uma tentativa de formalizar o pensamento social com linhas científicas modeladas conforme a teoria biológica da evolução. Se organismos podem se desenvolver com o passar do tempo de acordo com leis compreensíveis e deterministas, parece então razoável que sociedades também o podem. Isso marca o início da Antropologia como disciplina científica e uma despedida das tradicionais visões religiosas de culturas "primitivas".e mesmo
Além de influenciado pela biologia, o Evolucionismo Social tinha raízes na filosofia iluminista e pós-iluminista. Hegel, por exemplo, argumentou que o desenvolvimento social era um processo inevitável e determinado, similar a uma bolota que não tem escolha a não ser tornar-se um carvalho. Da mesma forma, assumia-se que as sociedades começavam primitivas, talvez num estado Hobbesiano de natureza, e naturalmente progredindo a algo parecido com a Europa industrial.
Embora a idéia de que as sociedades desenvolvem-se com o passar do tempo não tenha desaparecido, outras teorias modernas são muito mais sensíveis culturalmente, e geralmente incorporadas a entendimentos mais progressivos de teoria evolucionária.
A teoria evolucionista é fruto de um conjunto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção.
A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a idéia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.
Contando com tais premissas, ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, devido suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.
A partir da afirmação de Charles Darwin, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de reconstituir todas as espécies que antecederam o homem contemporâneo. Entre as diferentes espécies catalogadas, a escala evolutiva do homem se inicia nos Hominídeos, com mais de quatro milhões de anos.
O Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões de anos) e o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos) compõem a fase intermediária da evolução humana. Por fim, o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, antecede ao Homo sapiens, surgido há aproximadamente 120 mil anos, que corresponde ao homem com suas características atuais.



6 comentários:

  1. e muito interessante para o ensino religioso em nossa vida e no mundo todo,e muito importante em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Luana Karen L.de Oliveira 9 ano MANHA , n:3323 de novembro de 2010 às 08:39

    Na vida sempre tem um lado ruim e um lado boom. Sobre esse tema achei interessante, pois eles dividiam as siciedades por evolução. Mas na minha opinião, acho que isso não deveria existir'

    ResponderExcluir
  3. Emily lima 9 ano manhã,n:13
    Bom eu acho que não deveria existir isso dividir as sociedades por nivel de desenvolvimento também não deveria existir descriminação porque A partir do momento que eu não aceito a cultura do "outro" eu passo a descriminalo, despreza-lo e menospresa-lo.
    temos que aprender amar o proximo como amamos a si mesmo quando isso acontecer o mundo será um lugar muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. eu acho isso uma besteira esse negocio de dividir a sociedade,sera tão melhor as coisas se todos se unissem e fizersse um país melhor,!
    eu tambem acho uma besteira esse negocio de que as sociedade serem julgadas pelo nivel de progresso,pois deus nos criou todos iguais,todos somos humanos,todos temos o mesmo direitos!
    então que tal se unirem e fazer uma sociedade melhor?
    eu sou contra esse evolucionismo!

    ResponderExcluir
  5. Erick Nº:8 Daniel Nº:4 9ºAno "A" Tarde4 de janeiro de 2011 às 11:16

    Se essa teoria e certa que o "Bem" e "Mal" deviam viver em harmônia pois um e dependente do outro por isso como fica o mal sem o bem? Se Deus criou o Bem ele também pode ter criado o Mal e assim o sistema iria ficar bem regulado. Em uma sociedade tão equilibrada e perfeitamente correta sempre existira o Bem e Mal

    ResponderExcluir
  6. dom lustosa 2011
    joyce clarissa n 26
    9 ano a manha

    O EVOLUCIONISMO É UMA TEORIA MUITO IMPORTANTE PARA NÓS PORQUE QUEREM DIVIDIR O MUNDO MAIS PARA DIVIDIR O MUNDO AGENTE TEMQUE SE UNIR SE NÃO ACONTECER ISSO NÃO VAI DAR PRA FAZER ISSO NUNCA.PARA MIM O EVOLUCIONISMO É O MUNDO SE EVOLUINDO.

    ResponderExcluir