SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

segunda-feira, 28 de março de 2011

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO 21

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO 21

    Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento
 da educação baseado no Relatório para a Unesco da 
Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, 
coordenada
 por Jacques Delors.
    No relatório editado sob a forma do livro – Educação: Um 
a Descobrir –, a discussão dos quatro pilares ocupa todo o
 Capítulo 4, onde se propõe uma educação direcionada para
 os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender
 a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com
 os outros e aprender a ser:
•    Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, 
suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em
 profundidade um pequeno número de matérias. O que também 
significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das 
oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

•    Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma 
qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla,
 competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas 
situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a 
fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho
 que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer 
espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer 
formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado
 com o trabalho.

•    Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do
 outro e a percepção das interdependências – realizar projetos 
comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos 
valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

•    Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade
 e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de 
autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. 
Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das 
potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido 

estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
Notas:
•    Extraído e adaptado

•    O texto, na íntegra, pode ser encontrado no livro: DELORS,
 Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório
 para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para 
o Século XXI. 10ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário