O SAGRADO COMO FOCO DE FENÔMENO RELIGIOSO
GIL FILHO, S. F.1
O sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas
pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A
referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De
modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências
humanas como à filosofia e a religião.
Uma teoria do sagrado nos permite resguardar um atributo essencial
para o fenômeno religioso ao mesmo tempo em que o torna aplicável. Nesta
abordagem, o sagrado reserva aspectos ditos racionais, ou seja, passíveis de
uma apreensão conceitual através de suas qualidades, e aspectos
transracionais, que escapam à primeira apreensão, sendo exclusivamente
captados enquanto sentimento religioso. O transracional é o que foge ao
pensamento conceitual, por ser de característica explicitamente sintética, e só é
assimilado enquanto atributo. Neste patamar reflexivo está o âmago da oposição
entre o racionalismo e a religião.
A característica própria do pensamento tradicional diante do fenômeno
religioso é de reconhecer aquilo que, por um momento, não obedece às leis da
natureza. Esta intervenção no andamento natural das coisas, feita pelo
Transcendente, que é o autor destas leis, apresenta-se como uma tese
apriorística, ou seja, a própria ortodoxia, muitas vezes, foi responsável por velar
o elemento transracional da religião ao enfatizar em demasia o estudo de
aspectos doutrinários e rituais e menosprezar os aspectos mais espirituais e
essenciais da experiência religiosa.
Entretanto, se o sagrado é único enquanto categoria, paradoxalmente
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Professor Adjunto Doutor do Departamento de Geografia da UFPR ele é plural como fenômeno. O sagrado em si é exclusivamente explicado em
sua própria escala, ou seja, a escala religiosa. Todavia, no plano fenomênico ele
se apresenta em uma diversidade de relações que nos possibilitam estudá-lo à
escala das ciências humanas.
A partir deste quadro referencial, podemos deduzir que as formas e os
conteúdos relativos ao sagrado podem ser considerados como fonte de
conhecimento do modo como se apresentam à consciência, restrito aos limites
de como se manifestam. A partir desta reflexão, intuímos que o sagrado não
está apenas na percepção imediata das formas e do seu conteúdo, mas também
nos atos que suscitam a consciência, sendo possível admitirmos que se crie
uma determinada expressão do sagrado no âmbito do pensamento.
Tomando o pensamento como espelho do ato a ser expresso, ao
nomearmos o sagrado estabelecemos a possibilidade dele ressurgir, mesmo
que o ato não seja de fato consumado por quem o compreende. Assim,
chegamos à ambigüidade do rito.
A experiência do sagrado é o ponto de convergência de todas as
religiões.
A partir desta discussão podemos conceber quatro instâncias de
entendimento do sagrado:
(i) Refere-se à exterioridade do sagrado e sua materialidade,
a paisagem religiosa com seus elementos como, por
exemplo, da estrutura do Templo, da Igreja e os ambientes
da natureza destinados ao culto.
(ii) Entendemo-lo como sistema simbólico e cultura cotidiana.
(iii) A terceira tem haver com a tradição e à natureza imanente
do sagrado. Neste sentido reconhecemo-lo através das
Escrituras Sagradas, das Tradições Orais Sagradas e dos Mitos.
(iv) A quarta possibilidade de reconhecimento do sagrado nos
remete ao sentimento religioso, seu caráter transcendente
e transracional. É uma dimensão de inspiração muito
presente na experiência religiosa. É a experiência do
sagrado em si. Esta dimensão, que escapa à razão em sua
essência, é reconhecida através de seus efeitos. Trata-se
daquilo que qualifica uma sintonia entre o sentimento
religioso e o fenômeno religioso.
sou aprimeira de comentaaa
ResponderExcluirlega esse site meu nome é amanda
ResponderExcluirverdade meu nome é jaqueline
ExcluirFrancisco Alexandre N:12 CCR 7B Tarde
ResponderExcluirO Sagrado eu li e concordo com as coisas que eles falaram
É muito legal fala de coisas interessantes eu aprendi muito sobre ensino religioso, e sobre textos sagrados o professor deve passar mais coisas sobre o seu blog nus vemos na aula bjs!!!. Andreza barros de Lima 6 ano tarde n:5...
ResponderExcluirgoste do que postou..
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