SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

terça-feira, 12 de junho de 2012

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO



A antropologia da religião envolve o estudo das instituições religiosas em relação a outras instituições sociais, e da comparação de crenças e práticas religiosas em diferentes culturas. A antropologia moderna assume que toda religião é criada pela comunidade humana que se prostra diante dela, uma abordagem metodológica que é chamada a idéia de projeção.
Um dos principais problemas na antropologia da religião é a definição da própria religião. Ao mesmo tempo os antropólogos acreditam que certas práticas e crenças religiosas eram mais ou menos universal a todas as culturas, em algum momento do seu desenvolvimento, tais como a crença em espíritos ou fantasmas, o uso de magia como um meio de controlar o supernatural, o uso de adivinhação como um meio de descobrir conhecimento oculto, e os resultados de rituais tal como oração e sacrifício como um meio de influenciar o resultado de vários eventos através de uma agência sobrenatural, às vezes sob a forma de xamanismo ou culto aos antepassados. De acordo com Clifford Geertz, religião é "(1) um sistema de símbolos que atua para (2) estabelecer poderoso, penetrante, e modos de longa duração e motivações nos homens por (3) formulação de concepções de ordem geral da existência e (4) vestindo essas concepções com tal aura de factualidade que (5) os humores e motivações parecem singularmente realistas" (Geertz 1966)[1]. Hoje, o debate de antropólogos, e muitos rejeitam a validade inter-cultural dessas categorias (muitas vezes vê-los como exemplos de primitivismo europeu). Os antropólogos consideraram diversos critérios para a definição de religião – como u.ma crença no sobrenatural ou a confiança de ritual – mas alguns afirmam que estes critérios são universalmente válidos.




FILOSOFIA DA RELIGIÃO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_religi%C3%A3o


SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_da_religi%C3%A3o


PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_religi%C3%A3o

http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2623%3Alaboratorio-de-psicologia-social-da-religiao-informes&catid=395&Itemid=92&lang=pt


FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
http://instituto.antropos.com.br/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=549&catid=38&Itemid=5



2 comentários:

  1. dom Lustosa milena 8 ano A manhã. Eu achei muito interessante porque fala de muitas coisa e também fala sobre espíritos e fantasma.

    ResponderExcluir
  2. ccr adriele da silva n:02 8 a manhã eu aprendi que a comparação e crenças práticas religiosas em diferentes culturas. e tudo isso alguns afirmam que estes critérios são universalmente válidos.

    ResponderExcluir