SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS








Os novos movimentos religiosos são grupos religiosos, éticos e espirituais de criação recente que ainda não foram integrados em nenhuma das religiões anteriormente existentes nem foram reconhecidos com a denominação de "Igreja" ou "Corpo religioso".


O termo utilizou-se pela primeira vez na década de 1980 por estudantes, substituindo assim o termo seita, o qual era usado até então para referir-se a esses grupos religiosos, ainda que tenha um significado pejorativo depois dos debates da década de 1970. Alguns estudantes, especialmente de sociologia e teologia, utilizaram o termo "novos movimentos religiosos" para referir-se a qualquer religião não recolhida nas principais correntes religiosas. No entanto, outros utilizavam este termo para se referir às religiões de carácter benigno, enquanto reservavam o termo de seita para outro tipo de grupos de carácter religioso, psicoterapeuta, político e inclusive comercial, que consideravam extremamente manipuladores e exploradores.
Atualmente ainda não terminou o debate académico entre as palavras seita e novo movimento religioso.
Nesta definição, o adjectivo novo utiliza-se tanto no sentido de origem recente como para expressar a sua diferença frente às religiões pré-existentes.
Inclusive na definição "de origem recente" há controvérsia. Alguns autores estabelecem que se utiliza para se referir às religiões surgidas do novo contexto mundial depois da Segunda Guerra Mundial, outros no entanto remontam à Fé Bahá'í do século XIX enquanto outros o fazem a partir da religião sikh do século XVII.
Novo no sentido de diferente "às demais religiões" não apresenta nenhum tipo de discórdia entre os experientes. Alguns autores também consideram grupos que pertencem a uma das religiões reconhecidas, ou se consideram religiões separadas ou não se integram sob a mesma denominação.
Geralmente, as denominações cristãs aparecidas antes do século XIX não se encontram integradas neste grupo de novas "religiões".
Há no entanto outros grupos, catalogados por alguns autores como novas religiões, que não se consideram a si mesmos uma religião.


As novas religiões são muito diferentes quanto às suas crenças, práticas, formas de organização e aceitação social. Alguns autores como Irving Hexham e Karla Poewe propuseram denominar as novas religiões como sub-culturas globais, sobretudo em casos em que um grupo conseguiu integrantes de várias nações.
Em geral o número de pessoas aderentes às novas religiões é muito inferior aos fiéis das grandes religiões. No entanto, as novas religiões ganharam muitos fiéis em locais como África, Japão e Melanésia.
Em África documentou-se o aparecimento de umas 6 mil novas igrejas indígenas desde os anos 60. No Japão surgiram novas religiões baseadas no Xintoísmo e no Budismo, algumas próprias do século XIX durante a dinastia Meiji, e outros a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
Ao redor de 25% das religiões do mundo encontram-se na Melanésia, isto é, arquipélagos tais como Papua-Nova Guiné, as Ilhas Salomão, Vanuatu e Fiji. A isto se deve a importância das novas religiões neste importante foco de diversidade cultural.
Na época da sua criação, a maioria das grandes religiões actuais também se consideravam novas religiões. Por exemplo, o Cristianismo foi considerado tanto pelo Judaísmo como pela cultura romana como um sacrilégio às doutrinas existentes. Por sua vez, o Protestantismo considerou-se uma nova religião por cisão da Igreja Católica. Também pode se considerar o Budismo como uma inovação ou reforma do Hinduísmo.

7 comentários:

  1. ccr nome:robson glailton s. moreira n:31 8 ano A manhã

    Desde o século passado, mas, sobretudo neste e em várias partes do mundo, um fenômeno de múltiplas implicações tem sido objeto de interessantes análises: os novos movimentos religiosos.Nos últimos anos - com uma difusão cada vez mais fácil e rápida - eles têm conquistado milhares de pessoas, inclusive fiéis das religiões tradicionais.

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito entereçante...
    aluno: Hermeson Ferreira Gurgel. 8. ano . manhan numero 16 do creusa do carmo rocha

    ResponderExcluir
  3. Antonio micaias 8 A manhã cmes dom antonio almeida lustosa
    Novos movimentos religiosos é o termo utilizado para designar as novas 'religiões existentes substituindo assim o nome seita este termo foi criado em 1980

    ResponderExcluir
  4. ALANA VITORIA..8 A manhã..DOM LUSTOSA
    Novos movimentos religiosos termo utilizado em novas religioes seita que tem o nome substituido novos movimentos religiosos desde a decada de 1980 por estudantes especialmente de sociologia e teologia...;

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO TEIXEIRA 8 A Manhã..DOM LUSTOSA

    Novos movimentos religiosos foram grandes proclamações religiosas que foram surgindo ao longo do tempo e criando mais espaços religiosos eticos

    ResponderExcluir
  6. JOSÉ VICTOR 8 A Manhã..DOM LUSTOSA

    Novos Movimentos Religiosos foram uma grande proclamação de estudantes de sociologia e teologia mas outros utilizavam este termo para se referir a outras religiões.

    ResponderExcluir
  7. ALANA SALES_CCR_8anoB. TARDE
    agora entedi que _os movimentos religiosos sao para que os grupos que naum se encontra em outros grupos religiosos tente se encontrar nesses novos movimento

    ResponderExcluir