SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sábado, 4 de agosto de 2018

JESUS DE NAZARÉ

JESUS DE NAZARÉ


Jesus de Nazaré da Galiléia, missionário humano, demasiadamente humano, anunciou aos oprimidos a libertação. O ungido de Deus de pleno amor, sem hierarquia eclesial, o maior político evangelizador, semeou a mensagem do humanismo. Anunciou a paz e o perdão. Ensinou pelo serviço fraternal. Desprendido e denunciador. Ouvinte e democrático fez a reforma e a reconstrução do seu tempo e da história; provocou uma revolução entre os grupos políticos e religiosos, até mesmo entre os cristãos. Diferente dos triunfalistas, que esperam por um Deus lá das alturas, com exércitos de anjos numa hierarquia patriarcalista. Jesus, simples em sua cultura de artesão, não se corrompeu a nenhuma estrutura. Autêntico judeu, pensador que provocou a pensar: escribas, essênios, zelotas, farizeus, herodianos, saduceus... Jesus de Deus em tudo e em todos e das diversas comunidades. Ser humano e divino em sua totalidade. Mensageiro da paz e não de sacrifício. Reconhecido na partilha solidária, na convivência comunitária. Ético, honesto, bom e verdadeiro. Ser autônomo e cordial, da autonomia fez a base e o sentido na dimensão do campo social. Líder e pacificador, anunciador de Deus vivo. Grande abolicionista que incluiu os oprimidos em sua missão, não era exclusivista. Combatente da corrupção, atuante contra o abuso de poder, questionador, homem de ação. Não olhava a dívida, mas o devedor. Sua teologia era a libertação integral. Viveu em função do bem comum. Seu Evangelho era o da verdade. Foi julgado e condenado à morte na cruz, por Pôncio Pilatos, governador da Judeia. Jesus foi uma pessoa do povo. Poderia ter vivido muito mais. Mas, vive na luta dos desvalidos.


*********************************************************************************


LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E REPENSE SOBRE O CONTEÚDO REFERENTE A JESUS DE NAZARÉ E CONVERSE EM GRUPO. DEPOIS ESCREVA SUA OPINIÃO SOBRE O QUE PENSA DE JESUS. 

DEUS NA PÓS-MODERNIDADE


Deus na pós-modernidade?

https://missaoposmoderna.com.br/deus-na-pos-modernidade/


“O mundo está mudando: sinto isso na água, sinto isso na terra, farejo isso no ar” (Barbárvore, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei).
Quando sabemos que as transformações culturais estão ocorrendo, a nossa reação inicial pode ser uma tentativa de destacar os novos problemas e então ajustar os nossos ministérios para solucioná-los. Se não estamos vendo os jovens vindo para as igrejas hoje, talvez devamos apenas acrescentar algumas canções com outros ritmos na programação do louvor. Ou talvez se diminuirmos as luzes e acrescentarmos algumas velas, estaremos nos relacionando com esse tal de “pós-modernismo”, e as gerações emergentes irão retornar para as nossas igrejas. Entretanto, é inútil tentar consertar um elemento superficial sem saber qual é a causa. Temos que ser iguais aos homens de Issacar, que compreenderam o seu tempo e foram capazes de discernir o que deveriam fazer (1 Crônicas 12:32). [Esse parágrafo foi extraído de Dan Kimball, A igreja emergente: cristianismo clássico para as novas gerações (São Paulo: Editora Vida, 2008), p. 55.]

Neste artigo, vamos fazer um breve panorama da história ocidental e discutir as principais características do pós-modernismo. Descobriremos como podemos responder aos desafios pós-modernos e aproveitar suas oportunidades sem precedentes, tendo em vista que Deus está no controle da história.

Principais mudanças no pensamento e na cultura:
Mundo antigo (– 500 d.C.)Mundo medieval (500 – 1500)Mundo moderno (1500 – 1980)Mundo pós-moderno (1980 –)
CentroDeuses locais.Deus (cristianismo).Razão humana.Não há centro.
Verdade e cosmovisãoCosmovisão regional. As divindades eram consideradas regionais e territoriais.Cosmovisão judaico-cristã, centralizada em Deus.Confiança centralizada no homem e na razão a fim de descobrir a verdade.Visão autodeterminada e pluralista da cultura e da religião. Aceitam-se verdades e crenças conflitantes.
Fonte da verdadeO poder e a fé estavam em reis, impérios e divindades locais.O poder e a fé estavam na igreja.O poder e a fé estavam na razão humana, na ciência e na lógica, que também era o fundamento para explicar e interpretar Deus.O poder e a fé estão na experiência pessoal.
ComunicaçãoComunicação oral e registros históricos locais limitados.Manuscritos e comunicação oral.A imprensa transforma a comunicação.Internet e mídia aceleram uma revolução na comunicação global.
AutoridadeRevelação dada através de oráculos, poetas, reis e profetas.A Bíblia, conforme compreendida pela igreja. A Bíblia não estava nas mãos do povo.Razão, ciência e lógica. Para os cristãos, a autoridade estava na interpretação racional da Bíblia.Desconfia-se de qualquer autoridade. A Bíblia está aberta a muitas interpretações e é apenas um entre muitos escritos religiosos.
Tema“Quem é o homem, para que com ele Te importes?” – Salmo 8:4“Creio para compreender.” – Anselmo (1033-1099)“Conhecimento é poder.” – Francis Bacon“Penso, logo existo.” – René Descartes (1596-1650)“Se isso faz você feliz, então não pode ser ruim.” – Sheryl Crow“Todo ponto de vista é a vista de um ponto.”
Fonte: Adaptado de Kimball, A igreja emergente, p. 58.

Perguntas para discussão:
1. Por que a transição para a pós-modernidade está acontecendo em nossa época? Em que aspectos a (sua) igreja precisa mudar sua forma de atuação para falar de maneira relevante a esta nova era?
2. Quais pessoas, em seu círculo de amigos e parentes, conhecem melhor a mentalidade pós-moderna? Como elas podem ajudá-lo em seu objetivo de alcançar pessoas seculares?

Gal Costa - Onde Deus possa me ouvir (ao vivo, 2002)







Onde Deus Possa Me Ouvir

Vander Lee



Sabe o que eu queria agora, meu bem?

Sair, chegar lá fora e encontrar alguém

Que não me dissesse nada

Não me perguntasse nada também



Que me oferecesse um colo ou um ombro

Onde eu desaguasse todo desengano

Mas a vida anda louca

As pessoas andam tristes

Meus amigos são amigos de ninguém



Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?

Morar no interior do meu interior

Pra entender porque se agridem

Se empurram pro abismo

Se debatem, se combatem sem saber



Meu amor

Deixa eu chorar até cansar

Me leve pra qualquer lugar

Aonde Deus possa me ouvir



Minha dor

Eu não consigo compreender

Eu quero algo pra beber

Me deixe aqui, pode sair



Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?

Morar no interior do meu interior

Pra entender porque se agridem

Se empurram pro abismo

Se debatem, se combatem sem saber



Meu amor

Deixa eu chorar até cansar

Me leve pra qualquer lugar

Aonde Deus possa me ouvir



Minha dor

Eu não consigo compreender

Eu quero algo pra beber

Me deixe aqui, pode sair



Meu amor

Deixa eu chorar até cansar

Me leve pra qualquer lugar

Aonde Deus possa me ouvir



Minha dor

Eu não consigo compreender

Eu quero algo pra beber

Me deixe aqui, pode sair

Adeus



&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&



PENSAR E RESPONDER EM FORMA NUMA RODA DE CONVERSA:



1) O QUE VOCÊ REALMENTE QUERIA AGORA?



2) "Mas a vida anda louca". O QUE VOCÊ PENSA DESSA FRASE.



3) "Meus amigos são amigos de ninguém". COMO VOCÊ ANALISA ESTA FRASE?



4) "Morar no interior do meu interior". O QUE VOCÊ PENSA DESSA FRASE?



5) "Minha dor". A letra da música fala de uma dor. Qual é a sua dor? Explique.



6) "Aonde Deus possa me ouvir". A música fala de um tema que Deus possa ouvir. Quando, onde e como isso pôde ter ocorrido com você? 

Qual o propósito da vida? - Monja Coen - Série SER - Zen Budismo





PARA REFLETIR, DEBATER E ESCREVER UMA OPINIÃO.

Como o Budismo enxerga Jesus, a Bíblia e o Cristianismo? | Monja Coen Re...





PARA REFLETIR, DEBATER E ESCREVER UMA OPINIÃO.