ANIMISMO
O termo Animismo foi criado pelo antropólogo inglês Sir Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva).
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestação religiosa imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de "ânima", o qual apresenta significados variados:
- cosmocêntrica significa energia
- antropocêntrica significa espírito
- teocêntrica significa alma
Consequentemente, todos esses elementos são passíveis de possuirem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência. Resumidamente, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", ou "Todas as coisas têm ânima".
O Animismo possui três simples regras:
- Tudo no cosmo tem "ânima";
- Todo o "ânima" é transferível;
- Tudo ou todo que transfere "ânima" não perde a totalidade de seu "ânima", mas quem ou que recebe perde parte ou a totalidade de seu "ânima", o qual será tomado pelo "ânima" doador.
A partir da década de 50, o termo deixa de ser utilizado pela Antropologia por ser considerado muito genérico, uma vez que se aceita que elementos animistas estão presentes em quase todas as religiões.
Atualmente, discute-se quais foram historicamente os primeiros cultos que deram origem a todas as religiões e a todos os deuses. Alguns historiadores e cientistas defendem a tese de que foram os mitos politeístas, enquanto outros afirmam que foram os cultos animistas.
]Uso do termo no espiritismo
Na literatura espírita, o termo Animismo é usado para designar um tipo de fenômeno onde é o Espírito encarnado do próprio médium que se manifesta por ele.
Para melhor entendimento desse fenômeno, convém usarmos as denominações utilizadas pelo estudioso espírita Hermínio Miranda, quais sejam, a de chamarmos o Espírito, que, segundo o Espiritismo, tem uma infinidade de existências, de individualidade, chamando cada uma das existências do mesmo de uma de suas personalidades.
Admitida a pluralidade das existências, resta evidente que a individualidade deve possuir um conhecimento imensamente superior ao de cada uma de suas personalidades, pois soma ao conhecimento da atual personaliade tudo o que aproveitou das que representou nas existências pregressas.
Desse modo, na manifestação anímica, o médium pode expressar muitos conhecimentos que ele, enquanto personalidade, não possui. Daí decorre, muitas vezes, que não há como se saber se uma manifestação é anímica ou realmente mediúnica, ocorrendo esta última tão somente quando o Espírito que se comunica não é o que está encarnado no médium.
É bom saber que não existe uma dicotomia(dualidade) entre fenômeno anímico e fenômeno mediúnico. Na grande maioria das vezes o que ocorre é um estado intermediário com maior ou menor participação do Espírito encarnado no médium em relação ao Espírito desencarnado que por ele se expressa.
]Religiões e crenças baseadas no animismo
VÍDEO SOBRE O ANIMISMO
Nome:Gabriel Fermandes Numero:10 Serie:7ano C
ResponderExcluirAnimismo e uma religiAo de animos como uma for mucha ou uma for normal.
Como eu fico trite ou alegre.
Como o cosmo tem muita vida
CCR
Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C
ResponderExcluireu achei muito emteresante o blog
poque eu apredir que
o animismo tres religiaoes
animismo africano xitosomo
e politeismo
Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C
ResponderExcluireu achei muito emteresante o blog
poque eu apredir que
o animismo tres religiaoes
animismo africano xitosomo
e politeismo
JHJYG
ResponderExcluireu entendi que devemos acreditar em deus,pois quem não crer nele não terá a vida melhor e purificada.
ResponderExcluiremanuela gadelha da silva 6ª B MANHÃ
NÚMERO 10
Nome:pedro vitorNumero:27 Serie:7ano C
ResponderExcluireu achei muito emteresante o blog
poque eu apredir que
aniamismo e uma religiao
que anima
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiradriele silva 01 ccr 7d manhã eu entendi que animismo é um transe espiritual semelhante ao meduismo,mas não há um espirito comunicante e sim a pessoa que ao entrar em transe recupera as faculdades espirituais de um espirito livre da matéria[desencarnado]
ResponderExcluirescola dom lustosa série 6 ano d turno tarde nome helena nunes da silva eu entendi que eu nunca imaginei que o termo animismo foi criado por um ingles sempre achei que foi criado por um portugues e eu não sabia que esistia faculdades espirituais
ResponderExcluireu adorei tudo aprendi varias coisas sobre o animismo e agora ja sei o q botar no meu trabalho de En. Rel.
ResponderExcluirThau e mt obrigado
E.E.E.FUND- DOM PEDRO I 6 SERIE 7 ANO TURNO:TARDE
boa explicação.
ResponderExcluirbem especifico!!
ResponderExcluiramei mi ajudou muitooo
ResponderExcluirMuinto Bm Esse Blog, Me ajudou Muinto
ResponderExcluirGostei....
Bem Legalzinho, rs
eu me sinto mais animada,é tipo gás hélio. muinto obigado
ResponderExcluir