SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ANIMISMO




                                              ANIMISMO

O termo Animismo foi criado pelo antropólogo inglês Sir Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva).
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestação religiosa imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, fungos, vegetais) e a todos os fenômenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de "ânima", o qual apresenta significados variados:
  • cosmocêntrica significa energia
  • antropocêntrica significa espírito
  • teocêntrica significa alma
Consequentemente, todos esses elementos são passíveis de possuirem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência. Resumidamente, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", ou "Todas as coisas têm ânima".
Animismo possui três simples regras:
  • Tudo no cosmo tem "ânima";
  • Todo o "ânima" é transferível;
  • Tudo ou todo que transfere "ânima" não perde a totalidade de seu "ânima", mas quem ou que recebe perde parte ou a totalidade de seu "ânima", o qual será tomado pelo "ânima" doador.
A partir da década de 50, o termo deixa de ser utilizado pela Antropologia por ser considerado muito genérico, uma vez que se aceita que elementos animistas estão presentes em quase todas as religiões.
Atualmente, discute-se quais foram historicamente os primeiros cultos que deram origem a todas as religiões e a todos os deuses. Alguns historiadores e cientistas defendem a tese de que foram os mitos politeístas, enquanto outros afirmam que foram os cultos animistas.

]Uso do termo no espiritismo

Na literatura espírita, o termo Animismo é usado para designar um tipo de fenômeno onde é o Espírito encarnado do próprio médium que se manifesta por ele.

Para melhor entendimento desse fenômeno, convém usarmos as denominações utilizadas pelo estudioso espírita Hermínio Miranda, quais sejam, a de chamarmos o Espírito, que, segundo o Espiritismo, tem uma infinidade de existências, de individualidade, chamando cada uma das existências do mesmo de uma de suas personalidades.
Admitida a pluralidade das existências, resta evidente que a individualidade deve possuir um conhecimento imensamente superior ao de cada uma de suas personalidades, pois soma ao conhecimento da atual personaliade tudo o que aproveitou das que representou nas existências pregressas.
Desse modo, na manifestação anímica, o médium pode expressar muitos conhecimentos que ele, enquanto personalidade, não possui. Daí decorre, muitas vezes, que não há como se saber se uma manifestação é anímica ou realmente mediúnica, ocorrendo esta última tão somente quando o Espírito que se comunica não é o que está encarnado no médium.
É bom saber que não existe uma dicotomia(dualidade) entre fenômeno anímico e fenômeno mediúnico. Na grande maioria das vezes o que ocorre é um estado intermediário com maior ou menor participação do Espírito encarnado no médium em relação ao Espírito desencarnado que por ele se expressa.

]Religiões e crenças baseadas no animismo










        VÍDEO SOBRE O ANIMISMO 




15 comentários:

  1. Nome:Gabriel Fermandes Numero:10 Serie:7ano C
    Animismo e uma religiAo de animos como uma for mucha ou uma for normal.
    Como eu fico trite ou alegre.
    Como o cosmo tem muita vida

    CCR

    ResponderExcluir
  2. Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C

    eu achei muito emteresante o blog
    poque eu apredir que
    o animismo tres religiaoes
    animismo africano xitosomo
    e politeismo

    ResponderExcluir
  3. Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C

    eu achei muito emteresante o blog
    poque eu apredir que
    o animismo tres religiaoes
    animismo africano xitosomo
    e politeismo

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que devemos acreditar em deus,pois quem não crer nele não terá a vida melhor e purificada.
    emanuela gadelha da silva 6ª B MANHÃ
    NÚMERO 10

    ResponderExcluir
  5. Nome:pedro vitorNumero:27 Serie:7ano C


    eu achei muito emteresante o blog
    poque eu apredir que
    aniamismo e uma religiao
    que anima

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. adriele silva 01 ccr 7d manhã eu entendi que animismo é um transe espiritual semelhante ao meduismo,mas não há um espirito comunicante e sim a pessoa que ao entrar em transe recupera as faculdades espirituais de um espirito livre da matéria[desencarnado]

    ResponderExcluir
  8. escola dom lustosa série 6 ano d turno tarde nome helena nunes da silva eu entendi que eu nunca imaginei que o termo animismo foi criado por um ingles sempre achei que foi criado por um portugues e eu não sabia que esistia faculdades espirituais

    ResponderExcluir
  9. eu adorei tudo aprendi varias coisas sobre o animismo e agora ja sei o q botar no meu trabalho de En. Rel.
    Thau e mt obrigado
    E.E.E.FUND- DOM PEDRO I 6 SERIE 7 ANO TURNO:TARDE

    ResponderExcluir
  10. Muinto Bm Esse Blog, Me ajudou Muinto
    Gostei....
    Bem Legalzinho, rs

    ResponderExcluir
  11. eu me sinto mais animada,é tipo gás hélio. muinto obigado

    ResponderExcluir