SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

POLITEÍSMO



POLITEÍSMO









                                                                          











































O que é politeísmo?







Pergunta: "O que é politeísmo?"


Resposta: Politeísmo é a crença que existem muitos deuses. Ao examinar a palavra, "poli" vem da palavra grega para "muitos"e "teísmo" da palavra grega para "deuses". Politeísmo provavelmente tem sido a característica dominante de muitas religiões na história humana. O exemplo mais comum de politeísmo da antiguidade é a mitologia grega / romana (Zeus, Apolo, Afrodite, Posêidon, etc). O exemplo moderno mais claro de politeísmo é o Hinduísmo, o qual tem mais de 300 milhões de deuses. Apesar do hinduísmo ser, em essência, panteísta, ele ainda possui crenças em muitos deuses. É interessante notar que até mesmo em religiões politeístas, existe um deus que é supremo sobre outros deuses, ex: Zeus na mitologia romana / grega e Brahma no Hinduísmo.


Alguns argumentam que a Bíblia ensina politeísmo no Velho Testamento. É verdade que muitas passagens se referem a "deuses" no plural (Êxodo 20:3; Deuteronômio 10:17; 13:2; Salmos 82:6; Daniel 2:47). A Israel da Antiguidadade entendia completamente que havia apenas um Deus verdadeiro, mas frequentemente não viviam como se realmente acreditassem que isso fosse realmente verdade, por isso continuavam a cair em idolatria e no louvor de outros deuses. Então, como devemos encarar essas passagens e outras que falam de múltiplos deuses? É importante notar que a palavra hebraica elohim era usada para se referir ao Deus verdadeiro e aos deuses / ídolos falsos. Funcionava quase identicamente à palavra inglesa "Deus". Quando a palavra elohim era usada para descrever Jeová, estava retratando Sua natureza triúna – três Deuses em um.

Descrever algo como um "deus" não significa que você acredita que esse ser seja um ser divino. A grande maioria das Escrituras do Velho Testamento que falam de "deuses" estão falando de deuses falsos, aqueles que clamam ser deuses mas na verdade não são. 2 Reis 19:18 resume muito bem: "E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram". Note também Salmos 82:6-7: "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes".

O que a Bíblia ensina claramente vai de encontro ao que o politeísmo ensina. Deuteronômio 6:4 nos diz: "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR." Salmos 96:5 declara: "Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus." Tiago 2:19 diz: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." Acreditar no único Deus verdadeiro exige que vivamos de uma forma que demonstra essa crença.


VÍDEO SOBRE O POLITEÍSMO




     

9 comentários:

  1. alexsanderson da silva lima c.c.r numero 43 8ano A

    ta legal o blog

    ResponderExcluir
  2. Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C

    eu achei muito emteresante o blog
    porque eu apredir que
    o politeismo possui varios deuses

    ResponderExcluir
  3. eu ententi gue o politeismo e uma religiao muinta inportante gue e uma palavra conhecida por muinto deuses provaveumente. politeismo tem mais de 300 milhos de deuses e na blibia dizem q existe so um verdadeiro deus .o Politeísmo é a crença que existem muitos deuses. dupla:andesa sousa e ana carolina 7°AM N°04 e 05 ccr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou, mas só precisa aprender corretamente o português. MUITA, PROVAVELMENTE, BÍBLIA.

      Excluir
  4. nome helena nunes da silva série 6 ano d turno tarde numero da chamada 14 eu entendi que muitos deuses ao examinar a palavra ''poli'' vem da palavras grega para muitos

    ResponderExcluir
  5. porque nessa aula de ensino religioso é claramente uma visão cristã de mundo?

    ResponderExcluir