SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

MONOTEÍSMO





















VÍDEO SOBRE O MONOTEÍSMO
http://www.youtube.com/watch?v=KGxNhtKxdVc





O monoteísmo pode ser provado?









Pergunta: "O monoteísmo pode ser provado?"



Resposta: Definição de Monoteísmo – Monoteísmo vem de “mono” (um) e “theism” (crença em Deus). Especificamente, é a crença em um só Deus que é o único Criador, sustentador e juiz de toda a criação. Monoteísmo difere de henoteísmo, que é a crença em vários deuses com um Deus supremo acima deles. Também se opõe ao politeísmo, que é a crença na existência de mais de um deus. 



Há vários argumentos para o monoteísmo, incluindo a revelação especial (Sagradas Escrituras), revelação natural (filosofia), assim como antropologia histórica. Esses tipos de revelação vão ser explicados brevemente na lista abaixo, mas essa lista não deve ser considerada completa de forma alguma.



Argumentos Bíblicos para o Monoteísmo – Deuteronômio 4:35: "A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele." Deuteronômio 6:4: "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR." Malaquias 2:10 a: "Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus?" 1 Coríntios 8:6: "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." Efésios 4:6: "Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." 1 Timóteo 2:5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." Tiago 2:19: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem."



Obviamente, para muitas pessoas, não seria suficiente afirmar que há apenas um Deus porque é o que a Bíblia ensina. Isso é porque sem Deus não há como provar que a Bíblia é Sua Palavra! No entanto, alguém pode argumentar que, já que a Bíblia tem a mais confiável evidência supernatural que confirma o que ensina, monoteísmo poder ser provado baseado neste fato. Um argumento parecido seria as crenças e ensinamentos de Jesus Cristo, quem provou que era Deus (ou pelo menos aprovado por Deus) por seu nascimento e vida milagrosos, assim como o milagre da Sua ressurreição. Deus não pode mentir ou ser enganado; portanto, o que Jesus acreditava e ensinava era verdade. Portanto, monoteísmo, que era em que Jesus acreditava e ensinava, é verdade. Esse argumento pode não impressionar muito aquelas pessoas que não são familiares com o caso de confirmações supernaturais da Escritura e Cristo, mas é um bom começo para aqueles que são familiares com sua veracidade e solidez. 



Argumentos Históricos para o Monoteísmo – Argumentos de popularidade são notoriamente suspeitos, mas é interessante observar como o monoteísmo tem afetado outras religiões mundiais. A teoria popular de desenvolvimento religioso evolucionário tem origem em uma opinião evolucionária da realidade em geral, e da pressuposição da antropologia evolucionária que enxerga culturas “primitivas” como representantes de estágios anteriores de desenvolvimento religioso. Mas os problemas com essa teoria evolucionária são vários: (1) O tipo de desenvolvimento que descreve nunca foi observado – na verdade, não aparenta existir em nenhuma cultura qualquer tipo de desenvolvimento ascendente ao monoteísmo – o contrário é o que aparenta ser o caso. (2) A definição do método antropológico de “primitivo” se iguala ao desenvolvimento tecnológico, e isso dificilmente seria um critério satisfatório, já que há tantos componentes em qualquer determinada cultura. 



(3) Os supostos estágios estão faltando com frequência ou são completamente ignorados. (4) Finalmente, a maioria das culturas politeístas mostram vestígios de monoteísmo nos primeiros estágios de seu desenvolvimento. O que achamos é que esse Deus monoteísta era pessoal, masculino, morava no céu, tinha grande poder e conhecimento, criou o mundo, é o autor da moralidade que precisamos obedecer, que temos na verdade desobedecido e de quem somos, como resultado, alienados, mas que Ele tem providenciado uma forma de reconciliação. Quase toda religião apresenta uma certa variação desse Deus em algum ponto de seu passado antes de se tornar no grande caos do politeísmo. Portanto, parece que a maioria das religiões começaram com monoteísmo e se “desenvolveram” até o politeísmo, animismo e mágica – não o contrário (O Islamismo é um caso muito raro, tendo vindo do politeísmo até a crença monoteísta). Até com esse movimento, politeísmo é muitas vezes funcionalmente monoteísta ou henoteísta. Raramente uma religião politeísta não vai ter um um de seus deuses exercendo soberania sobre todos os outros, com os deuses inferiores agindo como intermediários.



Argumentos Filosóficos e Teológicos para o Monoteísmo – Há vários argumentos filosóficos para a impossibilidade da existência de mais de um Deus. Muitos desses argumentos dependem bastante da posição metafísica de alguém em relação à natureza da realidade. Infelizmente, em um artigo tão curto como este, seria impossível defender essas posições metafísicas básicas para então mostrar o que elas ensinam em relação ao monoteísmo, mas fique certo de que há fortes bases teológicas e filosóficas para essas verdades que datam milênios atrás (e a maioria são bem evidentes). Em resumo, então, temos três argumentos que alguém pode escolher investigar (listados em certa ordem de dificuldade):



1. Se mais de um Deus existisse, então o universo estaria em total desordem por causa de múltiplos criadores e autoridades, mas não está em desordem; portanto, há apenas um Deus.



2. Já que Deus é um ser completamente perfeito, então não pode existir um segundo Deus, pois eles teriam que ser diferentes de alguma forma, e ser diferente de perfeição completa é ser menos que perfeito e não Deus.



3. Já que Deus é infinito em Sua existência, então Ele não pode ter partes (pois partes não podem ser adicionadas para alcançar o infinito). Se a existência de Deus não é só uma parte dEle (o que o é para todas as coisas que podem ou não ter existência), então Ele tem que ter uma existência infinita. Portanto, não pode haver dois seres infinitos, pois um teria que ser diferente do outro, e ser diferente da existência infinita é não existir de forma alguma.



Alguém pode querer argumentar que muitos desses argumentos não excluiriam uma sub-classe de “deuses”, e isso é aceitável. Apesar de que sabemos que isso não é verdade biblicamente falando, não há nada de errado com esse pensamento em teoria. Em outras palavras, Deus poderia ter criado uma sub-classe de “deuses”, mas a verdade é que Ele não fez assim. Se tivesse, esses “deuses” seriam seres criados e com limites, provavelmente como os anjos (veja Salmo 82). Isso não é um argumento contra o monoteísmo, que não defende que não pode haver outros seres espirituais – apenas que não pode existir um outro Deus atual.


13 comentários:

  1. nome:Gabriel Fernamdes da Silva Grugel/nero:10 7ano C
    Si esistisi outro Deus não seria egual ao moso DEu.
    A maiori das pessoas de outros Pises aquerdita em outros Deuses já eu cerdito em um so Deus.
    ja que mono e[um] e teismo e[ crença em Deus] emtanu um Deus que seguimos .

    ResponderExcluir
  2. NOME:GABRIEL FERMANDES DA SILVA GRUGEL numero:10 sere:7ano C

    comtimuação
    Se Deus criase um Deus Ele seria diferemte de moso Deus .
    Se eu e outas pessoas de todos paises seguimos as nesma riligiãos teriamos a mesma fé.
    A que pode ajuda e DEUs
    quen tiliber e Deus

    ResponderExcluir
  3. NOME:pedro vitor b. costa numero:27 sere:7ano C
    ccr

    o monoteismo

    e uma religiao
    sagradas e espirital

    ResponderExcluir
  4. Nome:pedro vitor b. costa Numero:27 Serie:7ano C ccr

    eu achei muito emteresante o blog
    porque eu apredir que
    o moteismo possui um so
    deus

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que o monoteismo essistem um unico deus. se mais deuses essitesse varios deuses o mundo estaria desgorvernado.o moteismo possui um so deus
    dupla:ana carolina e andresa 7°AM N°04 e 05 ccr

    ResponderExcluir
  6. EXISTEM MUITOS SÍMBOLOS,MAS O QUE EU ACHEI MUITO MAIS INTERESSANTE FOI O DO YNG-YANG QUE MUITOS PENSAM QUE SIGNIFICA O BEM E O MAL MAS PRA MIM É O FEMININO E O MASCULINO,POR TER DUAS METADES SÃO DADOS MUITOS SIGNIFICADOS...POR FAVOR PONSTE COMO COMENTÁRIO!!!!

    ResponderExcluir
  7. O MONOTEISMO É UMA RELIGIAO SAGRADA MAS NOS EVANGELICOS NAO ENTAO E UMA DESGRAÇA UMA PUTA FALTA DE SACANAHEM

    ResponderExcluir
  8. nome helena nunes da silva dom lustosa série 6 ano d turno tarde numero da chamada 14 eu entendi que monoteismo vem de ''mono''e é uma religião sagrada

    ResponderExcluir
  9. paulo cezar lima de souza
    dom lustosa 8a
    gostei so jesus salva
    so a um deus

    ResponderExcluir
  10. poucos erros de ortografia!!!!

    ResponderExcluir
  11. Devemos pensar como a biblia se refere a Deus como (um)
    Ele é um ser completo e alem do nosso alcance racional o que a biblia revela sobre Deus é gradual e divide nao somente a historia ao meio como as crenças,sejam judaicas,cristãs ou pensadoras.Todos os grupos religiosos tentam explicar a Deus,porem ha um fato a se pensar.....Jesus era monoteista como os saduceus e fariseus e todos os judeos...mas ao se declarar filho se (Deus) houve uma grande ruptura nos paradigmas judaicos,entao porque isso aconteceu....A minha deixa é:procure saber qual era a concepçao de filho na cultura judaica e porque cristo causou tanto frisom com esta declaraçao....Eu garanto voces ficarao surpresos..

    ResponderExcluir
  12. uma reflexão que nos educa e ensina que Deus é um mistério e amoroso e doce

    ResponderExcluir