SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

quinta-feira, 22 de abril de 2010

RELIGIÃO E CULTURA


---------+



Religião e cultura
Por: Maria Clara Bingemer 
O mundo em que  vivemos não é mais como aquele onde viveram nossos antepassados, nossos avós, as gerações que sempre nasceram e se criaram cercados dos símbolos, dos sinais e das afirmações da fé cristã e – mais do que isso – católica.  Hoje vivemos num mundo onde a religião muitas vezes desempenha mais o papel de cultura e força civilizatória do que propriamente de credo de adesão que configura a vida. Mais ainda: vivemos num mundo  plural em todos os aspectos e termos.  Desejamos dizer com isso que a pluralidade advinda da globalização afeta não apenas os terrenos econômico e social, mas igualmente os  políticos, culturais e também religiosos. 
Em nossos dias as pessoas nascem e crescem no meio de um mundo onde se cruzam, dialogam e interagem de um lado o ateísmo , a descrença e/ou a indiferença religiosa, e de outro lado várias religiões, antigas e novas que se entrecruzam e se interpelam reciprocamente.  O Cristianismo histórico – e, portanto, também e não menos a fé e a religião em geral -  se encontram  no epicentro desta interpelação e desta pluralidade.
Hoje assistimos à privatização da vida religiosa, que vai de par com a autonomia do homem moderno , diferente da religiosidade que regia o mundo teocêntrico medieval..  Cada um compõe sua própria “receita”religiosa e o campo religioso passa a se assemelhar a um grande supermercado assim como também a um “lugar de trânsito”onde se entra e se sai.  A modernidade não liquidou com a religião, mas esta ressurge com nova força e nova forma, não mais institucionalizada como antes, mas sim plural e multiforme, selvagem e mesmo anárquica, sem condições de voltar a sua configuração  pré-moderna.
O ser humano que viveu a crise da modernidade, ou que nasceu em meio ao seu clímax, e já nada em águas pós-modernas, diferentemente do adepto da religião institucional, que adere a uma só religião e nela permanece; ou mesmo do ateu ou agnóstico, que nega a pertença e a crença em qualquer religião é como um “peregrino” que caminha por entre os meandros das diferentes propostas que compõem o campo religioso, não tendo problemas em passar de uma para outra, ou mesmo de fazer sua própria composição religiosa com elementos de uma e outra proposta simultaneamente.
A experiência religiosa hoje, portanto, é constantemente desafiada a inculturar-se incessantemente, ou seja, a entrar incessantemente e a dizer-se  dentro de uma nova matriz cultural.  Nessa tentativa,  defronta-se hoje com uma outra face que convive lado a lado com  a da secularidade moderna, geradora da suspeita e do ateísmo, onde a Transcendência está submetida à constante e incessante crítica da razão e da lógica iluminista.  E esta outra face é a face da pluralidade .  Face esta que, por sua vez, implicará na existência de  uma inter-face: a das diferentes tentativas do diálogo inter-religioso , da prática plurireligiosa e da religião do outro como condição de possibilidade de viver mais profunda e radicalmente a própria fé.






VÍDEO: CULTURA E RELIGIÃO 
http://www.youtube.com/watch?v=lcPfQAARb1M

40 comentários:

  1. CCR 6ºA MANHA MARCOS ROBERTO 32
    EU ENTENDI QUE O TEXTO QUER FALAR SOBRE AS RELIGIOES E PARA ENTENDER MELHOR A FE QUE VOÇE TEM COM DEUS E TER FE EM DEUS PARA TER UMA VIDA MAIS PROFUNDA E PURIFICADA.

    ResponderExcluir
  2. CCR 8B FELIPE CESAR 38
    EU ENTENDI QUE AS PESSOAS DEVEM TER MAIS FE EM DEUS E AS VEZES AS PESSOAS PENSAM QUE NAO PRECISAM DE DEUS MAS TODOS OS DIAS NÓS PRECISAMOS DE DEUS PORQUE SEM DEUS A VIDA NAO TME SENTIDO

    ResponderExcluir
  3. Carlos Daniel 6ºC manhã

    Eu entendi que a religiao é um conjunto das culturas de um povo,suas crenças,seus costumes e sua doutrina.pude entender tambem que tem uma diferença entre religiao e cultura.religiao é a doutrina que é pregada para um povo.cultura é os costumes que um povo faz de acordo com o lugar que vivem.o texto fala sobre como era a cultura dos antepassados e como é hoje.

    ResponderExcluir
  4. eu sou um eterno seguedor da religiosaõ;dieuller sesto ano b,ccr n8

    ResponderExcluir
  5. eu entedi que a religião e um conjunto das cultura
    e tanbem que cultura e a religião
    e varias religião ki eu conheço
    ilasnismo budismo judaismo
    e eu creu em cristrianismo!!!!!!!!!!!!!!!

    pedro henrique
    n:28
    S:6ºc tarde [dom lustosa]

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É esse mundo e uma caixa de surpresa cheio de
    autos e baixos eu aprendi que ele é trapaçeiro
    senpre nos deixa Triste e as veses alegre.

    D. Lustosa 6A Tarde nome:Eddiesson Yuri

    ResponderExcluir
  8. É esse mundo e uma caixa de surpresa cheio de
    autos e baixos eu aprendi que ele é trapaçeiro
    senpre nos deixa Triste e as Veses Alegre.

    dom lustosa 6a tarde nome:Eddiesson Yuri

    ResponderExcluir
  9. eu aprendi que hoje vivemos num mundo onde a religiao muitas vezes desempenha mais o papel de cultura.

    dom lustosa 6a manha nome:Wallace leite

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. ccr.eu entedir que as religiaos do tempo passado é muito diferente da de hoje.que a gente tem quer respeitar as religiao dos outros !!!8ano ccr flavia taynara.

    ResponderExcluir
  12. lucas da silva n:20 5 c tarde15 de maio de 2010 às 16:33

    eu aprendi que a religião e a cultura tem tudo a ver e é importante para nos seres humanoas.

    ResponderExcluir
  13. ERIKA MARIA FURTADO DE CASTRO N: 11
    6 D MANHÃ
    ESCOLA: CCR


    Eu entendi que antes a religião era mais centrada ou seja o mundo praticamente vivia em torno dela usavam-se simbolos e objetos que para eles atraves desses objetos iriam alcançar o que desejava.
    hoje com a modernidade a religião não se acabou mais sim se modificou uma pessoa muitas vezes crem em mais de uma ceita já outros não creem em nenhuma.
    percebi tambem que uma religião faz parte da vida de familias ou seja pode interferi num meio, com suas doutrina crenças e costumes.
    então a religião tambem é uma cultura pois faz parte da historia e da crença de um povo.
    Isso foi o q eu entendi...

    ResponderExcluir
  14. raul martins barbosa21 de maio de 2010 às 13:09

    CCR 7°B.T.32 nº Eu Raul entendie que esse texto fala que antigamente as religiôes erâo mais valorizadas;em relação da importáncia de acreditar nela ou compartilhar ou normalmente frequentar.E hoje em dia as religiões nâo sâo tâo respeitadas na sociedade nesse mundo de hoje;que à preconceito;dismoralizaçâo e outras coisas à mais.

    ResponderExcluir
  15. Renata Martins Barbosa21 de maio de 2010 às 13:21

    ccr 7°B.T.nº 08 ue Renata entende que esse texto fala que antigamete as religioês eram mais valorisadas e que as pessoas se enteresava mais e acreditanva realmente e entendiam perfeitamente e hoje em dia a maioria das pessoas nâo se entereçâo mais so alguns sim bom professor foi isso que eu entede.

    ResponderExcluir
  16. lucas da silva oliveira n:18 6 c tarde21 de maio de 2010 às 16:20

    eu entedi que a religião e a cultura são dois tipos de coisas que tem que ser respeitada no nosso mundo.

    ResponderExcluir
  17. jose nauan 6 c tarde n:1721 de maio de 2010 às 16:22

    eu entedi que a religião é muito importante e por isso tem que ser respeitada por nos seres humanos.

    ResponderExcluir
  18. Religião & Cultura na minha opinião é:

    RELIGIÃO:
    É um ato de seguir uma crença.
    São várias crenças que compõem uma religião.
    Tipo: CATOLICISMO, JUDAÍSMO, HINDUÍSMO, ANIMISMO, BUDÍSMO...

    CULTURA:
    É uma tradição que se segue na vida, naquele lugar.
    São várias tradições compondo a cultura que se deve ser seguida naquela aldeia.
    É algo cultural que aquele povo pratica e realiza.

    Agora o que eu entendi do texto:

    ENTENDI QUE SEM RELIGIÃO E CULTURA O MUNDO ESTARIA EM GUERRA HOJE,
    QUE PARA ENTENDER AS RELIGIÕES E CULTURAS É PRECISO SABER LIDAR COMA FÉ QUE SE É COLOCADA EM PRATICA, É PRECISO SABER O OBJETIVO QUE AQUELA CULTURA OU RELIGIÃO QUER CHEGAR E ALCANÇAR.

    Wesley Azevedo Lobo Soares
    Cmes DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA
    8° A
    Tarde
    Sala 23.

    ResponderExcluir
  19. Achei legal,por que o texto mostra como era realmente a religião antigamante.
    O que me chamou mais atenção é que a religião antiga visava a fé cristã,já a religião de hoje visa mais , o papel de cultura e a força civilizatória,ou seja, algumas religiões de hoje procuran em volver politicos em vez de aumentar a fé dos seguidores.
    Hoje em dia as pessoas misturaram a religião com cultura, tudo para as pessoas hoje é cultura ou religião.
    A figura mostra várias religiões em volta do mundo, por que antes havia o Catolicismo e o Cristianismo , ao passar do tempo surgiram várias outras rerligião.

    Aluna:Kélvia Kescy.
    Turma:6ªA
    Turno:manhã.

    ResponderExcluir
  20. ccr, 8b tarde, mikaele alves, 27
    Eu achei muito, legal pq esta falando de fe religião e a cultura e como era a cultura e a religião antigamente e o video que esta muito legal nela esta falando a mesma coisa do textomais da pra entender melhor por causa das fotos.

    ResponderExcluir
  21. rhanyelly kessia d.lustosa 6a oi jonas eu adorei seu blog e descobri varias coisas sobre religião e cultura coisas que eu ja sabia e outras coisas que eu aprendi olhando num seu blog.e é muito legal seus videos adorei...

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei,mais eu adorei principalmente quando Maria Clara fala que o mundo em que vivemos não é mais como viviam nossos antepassados. pois ela fala da forma como era antes e como é hoje pois hoje muitas pessoas misturam religião com a cultura.(thayna 8b tarde CCR)

    ResponderExcluir
  23. EU ENTENDER QUE O ANIMISMO E AULA É VIDA,COM TODO O PRECONCEITO DAS RELIGIOES FAZ A DIFERENCA EMTRE PESSOAS QUE NAO AMA DEUS E NEM SEGUIR E NEM GOSTA DE NEM UMA RELIGIÃO. MONOTEISMO É ADORADORES DE UM UNICO SÓ DEUS E UM SÓ CRIADOR. POLITEISMO SEGNIFICA ADRADORES DE VARIOS DEUSES.(NATALIA 7B TARDE CCR)

    ResponderExcluir
  24. JONAS adorei o seu blog e bem interessante...
    Raniele T. da Silva 7ano A Tarde N.39
    C.C.R

    ResponderExcluir
  25. Adriel Nunes Sena 8°a manha CCR
    Pelo meu entendimnto todos temos o direito de seguir toda religião seja qual ela for.Toda religião tem sua cultura e toda cultura tem sua religião.

    ResponderExcluir
  26. ESCOLA:DOM LUSTOSA
    TURMA:A
    TURNO:MANHÂ
    Nº:17
    SÉRIE:8ºANO


    EU entendi que as religiões estar no meio da cultura e acultura faz parte do dia a dia da nossa religião dependente da que seja então temos que respeitar qualquer cultura e relião

    ResponderExcluir
  27. ATÉ AQUI 28 COMENTÁRIOS. ESPERO MAIS. E QUE ANOTEM CORRETO A IDENTIFICAÇÃO [P. ex.:D.Lustosa 6º C t Pedro Henrique, nº 28].
    OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

    ResponderExcluir
  28. Achei legal,por que o texto mostra como era realmente a religião antigamante.
    O que me chamou mais atenção é que a religião antiga visava a fé cristã,já a religião de hoje visa mais , o papel de cultura e a força civilizatória,ou seja, algumas religiões de hoje procuran em volver politicos em vez de aumentar a fé dos seguidores.
    Hoje em dia as pessoas misturaram a religião com cultura, tudo para as pessoas hoje é cultura ou religião.
    A figura mostra várias religiões em volta do mundo, por que antes havia o Catolicismo e o Cristianismo , ao passar do tempo surgiram várias outras rerligião.

    escola:c.c.r.
    aluno:Ramon t. silva n°28
    8°b manha

    ResponderExcluir
  29. EU ENTENDI QUE CADA UM TEM SUA RELIGIÃO E É MUITO IMPORTANTE PORQUE É ATRAVES DELA QUE NÓS NOS RELACIONAMOS COM DEUS E CONVERSAMOS COM ELE SOBRE OS NOSSOS PECADOS.
    CCR RAFAELA COSTA N:27 8B MANHA

    ResponderExcluir
  30. A base do texto se resume em que antigamente ás pessoas viam a religião como um modo de vida, elas verdadeiramente tinham uma fé inesgotável e dependiam da religião ...
    Hoje em dia com a modernização podemos ver que ás pessoas estão a adaptar religiões conforme os seus próprios conceitos e visão ... um exemplo que podemos claramente observar é no Cristianismo hoje ás pessoas estão adaptando a Bíblia conforme bem entendem e só seguem o que lhes é agradável o que é bastante preocupante.
    CCR 8°Am
    Joice Souza n°19

    ResponderExcluir
  31. Vão tudo se fuder essa merda de religião serve pra nada que texto mais idiota mesmo eu quero q se foda seus filho de umas puta.
    CCR 8º Am
    Julio César nº14

    ResponderExcluir
  32. adorei e foda-se aquele q ñ acreditab em religião

    ResponderExcluir
  33. Ótimo texto e página muito bem elaborada! Essas músicas foram muito bem escolhidas e se encaixaram perfeitamente com o contexto, trazendo uma sensação de calma e paz!
    Adorei as explicações; foram bastante coerentes e esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  34. São Paulo previniu-nos sob a necessidade de um amadurecimento espiritual para que pudessemos receber uma alimentação adulta. No entanto as igrejas, talvez por comodismo ou conveniencia preferirão continuar fornecer papinhas para seus adeptos. O que as

    instituições religiosas nao fizeram a cultura chamada profana está fazendo. Deus nao tem facções, nao discrimina ninguem.. Jesus nao criou nenhuma religião ,nem pretendeu ser adorado como Deus. Durante toda a sua vida curta vida fez questão nos nos mostrar o Pai que ele disse ser maior do que Ele . Ele disse ser o caminho e nao que caminharia por nós . Disse ser o caminho, nao o destino da caminhada

    ResponderExcluir
  35. Eu queria saber sobre religião e cultura indissociável

    ResponderExcluir
  36. Nossa que BOSTA a é se o AUTOR retirar esse comentário eu venho na msm página e comento quantas vezes for necessário !!! Esse texto é um Lixo ....

    ResponderExcluir
  37. Religião é fé, é a cresça no Transcendente, no explicável sem explicação é o supremo, aquilo que vai alem da vida; ou seja, o eterno.

    ResponderExcluir