SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

TEXTO AVALIATIVO DO ENSINO RELIGIOSO


0 Ensino Religioso é um conhecimento como qualquer outro que se preocupa em investigar um determinado objeto para estudo. Neste sentido o objeto de estudo de Ensino Religioso se encontra nas experiências religiosas das pessoas que buscam uma ligação com o Sagrado. Desta forma une fé e vida.

Poderíamos começar uma investigação a partir de alguns líderes religiosos que tiveram uma experiência de fé exemplar e possibilitaram a fundação das primeiras religiões. As exemplo disto podemos citar: Abraão (judaísmo); Sidarta Gautama (budismo); Confúcio (confucionismo); Lao- Tsé (taoísmo); Jesus Cristo (cristianismo); Maomé (islamismo); Lutero (luteranismo); Allan Kardec (espiritismo) entre outros.

Poderíamos também perceber nas religiões indígenas e africanas uma fundamentação original e autêntica na organização desses povos que têm um cuidado muito grande com a natureza (ecologia) como algo sagrado, assim como o respeito fraternal entre os seus semelhantes. E com o progresso da revolução industrial o mundo globalizado  ficou mais poluído e violento. Portanto, menos desenvolvimento humano.

Compreendendo que nas diversas culturas nasceram as religiões, seus textos sagrados, as teologias, os ritos e símbolos, as normas de vida (ética), entendemos que o diálogo (inter-religioso) entre as pessoas das diversas religiões pode e deve ser um caminho para um mundo melhor, caracterizando assim, o "Tempo de Transcendência", isto é, o tempo de Deus, de justiça e paz, de uma sociedade verdadeiramente fraterna e solidária.

Não podemos ficar debochando da religião do outro achando que existe uma melhor do que a outra. A opção por um caminho de fé é livre e merece respeito. Contudo, é preciso conhecer melhor estudando o mundo em que vive para discernir com clareza e respeito algo que é visto como Sagrado. Se a religião busca uma ligação com Deus, não quer dizer que a ciência está separada desta dimensão. Fé e ciência andam juntas. Como disse Einstein: "A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega".

"Mesmo que tenha o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
O amor nunca desaparece. As profecias? Serão abolidas. As línguas? Cessarão. O conhecimento (ciência)? Será abolido". (1Cor 13,2.8).


3 comentários:

  1. esse texto err muinto interessante

    ResponderExcluir
  2. CCR NOME ROGER SILVA N30 6B MANHA ESSE TEXTO É MUINTO INTERESANTE

    ResponderExcluir
  3. eu ja respondi o meuno é francisco wanderson barreto número da chamada:35 6ºD tarde

    ResponderExcluir