" CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ "

domingo, 27 de fevereiro de 2011

SINCRETISMO RELIGIOSO




Sincretismo



Sincretismo (do grego συγκρητισμός, originalmente "coalização dos cretenses", composto de σύν "com, junto" e Κρήτη "Creta") é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.
Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.



    
        








Templo da Eubiose, uma sociedade que mesclaciênciareligião e filosofia.

                                                                                               
No Brasil
No Brasil, o sincretismo é um fenômeno bastante comum, mas é especialmente relevante na Bahia, onde buscou-se adaptar nas crenças de religiões tradicionais africanas os rituais da fé Católica, religião predominante no Brasil. Segundo José Beniste, "valeu como poderosa arma para os negros manterem suas tradições. Sem isso, provavelmente, nem mesmo teriam podido manter os traços religiosos que ainda hoje se conservam".
Reginaldo Prandi, 2002, escreve: “Para se viver no Brasil, mesmo sendo escravo, e principalmente depois, sendo negro livre, era indispensável, antes de mais nada, ser católico. Por isso, os negros no Brasil que cultuavam as religiões africanas dos orixás, voduns e inquices se diziam católicos e se comportavam como tais. Além dos rituais de seus ancestrais, freqüentavam também os ritos católicos. Continuaram sendo e se dizendo católicos, mesmo com o advento da República, quando o catolicismo perdeu a condição de religião oficial.”
Há antropólogos que insistem que a assimilação Santo/Orixá era aparente e, inicialmente, serviu para encobrir a verdadeira devoção aosOrixás, pois no caso dos cânticos, eram efetuados em língua natural dos escravos e que ninguém entendia.
Um fato histórico que pode opor-se a este pensamento é a criação das confrarias de negros (p.ex., a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Bahia) totalmente composta por negros. Os negros haviam realmente se convertido ao Cristianismo e não eram apenas uma fachada.
No Sermão XIV, pregado aos negros de uma Irmandade do Rosário, em 1633, o padre Antônio Vieira faz um lamento em favor da escravidão: “Oh, se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus, e a sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre!” (Vieira, 1954: 26-27).


História recente

Se na antiguidade brasileira o fenômeno ocorreu entre as duas religiões em grande competição, no início do século passado, ainda na Bahia, ele se desenvolveu de forma mais silenciosa. A adaptação desta vez conectou o conhecimento ortodoxo ou profano ao secreto a partir da promoção do esclarecimento e do estudo metafísico. O início exato foi no ano de1905, com a fundação da loja teosófica Alcyone por Henrique José de Souza - precursor da Teosofia Brasileira e ícone do Ocultismo. Décadas depois, este movimento se espalhou pelo Brasil e pelo mundo através da Sociedade Mental e Espiritualista Dhâranâ, posteriormente chamada de Sociedade Teosófica Brasileira e atualmente conhecida como Sociedade Brasileira de Eubiose.


Sincretismo Religioso Católico-Germânico

Durante o periodo de decadência de Roma, os germânicos começaram a entrar em seus territórios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local.


Influências

O sincretismo também é comum na literaturamúsica, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo). Letristas como Dorival Caymmi,Vinícius de Moraes e Jorge Ben Jor retrataram o tema em diversas canções, enquanto Dias Gomes levou-o para o teatro com a peça O Pagador de Promessas que, mais tarde, foi levada para o cinema, conquistando uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma indicação ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro.





7 comentários:

  1. meio chato mas e interesante rsrsrsrsrssrs

    ResponderExcluir
  2. ccr adriele da silva n:02 8 a manhã eu aprendi o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra. e O sincretismo também é comum na literatura, música, artes de representação e outras expressões culturais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Me ajudou no meu trabalho, mas ainda falta eu responder uma pergunta tipo : Q tipo de sincretimos se manifesta na religião catolica ?
    E tbm quais são os seus aspectos positivos e negativos ?


    Se puder me ajudar, eu agradeço. Muito bom o blog

    ResponderExcluir
  4. antiqueiraperes@yahoo.com.br11 de setembro de 2013 05:47

    JESUS FOI SICRETICO,PORQUE ELE DISSE,
    Mateus+TEXTOS QUE COMPARA O HOMEM PERVERSO COMO-CÂES-E PORCOPERVERSOS E OS QUE TORSCEM AS ESCRITURA PARA SUA PERDIÇÃO,
    7:6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. SE NÃO SEPODE FIZER UAM AVALIAÇÃO EM COMPORTAMENTO COMO TER DECERNIMENTO SE NÃO PODE AVALIAR O CERTO E O ERRADO,
    Filipenses
    3:2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; COMO NOS GUARDAR DOS CÃES SE, NÃO PODEMOS AVALIAR O ERRO, E AS FALSAS DOUTRINAS
    Apocalipse
    22:15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.AS PESSOAS QUE DEFENDEM OS ERRADOS ELE TEM QUE RASGAR DE SUA BIBLIA ESTE VERSO

    ResponderExcluir
  5. 01+A trindade NÃO existe meu caro!

    Isso foi invenção católica pra conciliar a fé cristã com elementos pagãos e da filosofia grega em voga na época para que a religião estatal pudesse ser aceita por todas as terras que o império romano dominava, e assim se transformar numa religião oficial do Império. Paulo é bem claro em dizer que Deus é só o Pai.
    I Corintios 8:6 - todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
    Efésios 4:6 - um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.
    I Timóteo 2:5 -Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
    E os trinitários ainda se acham os donos da verdade!
    E ousam contrariar o próprio Jesus que disse CLARAMENTE em - João 17:3 que SOMENTE O PAI É DEUS.
    Ele disse que o PAI É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO.
    João 17:3 -E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
    Em toda a escritura se diz que apenas há UM ÚNICO DEUS. E que este DEUS é apenas UMA ÚNICA PESSOA, E NÃO TRÊS EM UM.
    João 5:44 -Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Romanos- 16:27 -ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
    I Timóteo- 1:17 -Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. Deus é tanto Nosso Deus como Nosso Pai, assim como é Deus de Jesus e Pai de Jesus. Ou seja, se Jesus tem um Deus a quem ele serve e adora como pode ele mesmo ser membro de um tríade divina?
    Realmente é um absurdo teológico inadmissível. A trindade é uma doutrina ANTI-BÍBLICA.
    Veja aqui:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a parte que diz: "Vós sois deuses!"? O que significa?

      Excluir
  6. OS ADEPTO DO SINCRETISMO QUMateus 10:35- Pois eu vim para fazer que “o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; Lucas 12:53- Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra. UNIÃO NÃO VEM DE DENTRO,
    VOCE QUE PREGA QUE TEMOS QUE SER TOLERANTE, MAS SERA QUE VOCE MUDARIA SUA IDEOLOGIA RELIGIOS EM NOME DA TOLERANCIA?- JESUS EMFATISA A SEPARAÇÃO, OS QUE SE UNEM TEM UM AMOR FALSO,TEM QUE TER O AMOR DVERDAADE, Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Proverbios 3.12
    O QUE E AMAR,AMAR E NÃO DEICHAR O PROXILO SEM ORIENTAÇÃO QUANDO FOR NESCESARIO,
    Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12.20- ESTA ADEVERTENCIA E PARA MIM E PARATODOS,
    ER SER MAIS SATO DO QUE JESUS O FILHO DE DEUS,

    ResponderExcluir