UMA INTRODUÇÃO À BÍBLIA (Volume 1)
Ildo Bohn Gass
(Org.)
Aluno: Jonas
Serafim de Sousa
A Terra de Israel,
situada na Palestina (25 mil Km2), entre o Mar Mediterrâneo e o Deserto
Siro-Arábico, traz a história do povo da Bíblia (1250 a.C.), e era conhecida
como Terra de Canaã, dos cananeus. Com a organização das tribos israelitas,
passou a ser chamada de Terra de Israel, Terra Prometida e Terra Santa.
Em 931 a. C., após a
morte do rei Salomão, houve a divisão do reino: Reino de Israel no Norte e
Reino de Judá no Sul. No tempo de Jesus, os romanos passaram a chamar toda a
região de Palestina.
Hoje existem três
Estados nessa região: o Estado Árabe da Jordânia (ocupado por Israel desde
1967); o Estado de Israel (judeus e árabes); o Estado Árabe da Palestina (ONU
1948 – implantado em 1996).
A Terra de Israel
interliga os continentes da África, da Ásia e da Europa, ponto estratégico para
o comércio e para a guerra.
Na época de Abraão,
havia grande fluxo migratório entre a Mesopotâmia e o Egito. A Terra Prometida
era um lugar submetido à seca. Por esse motivo Jacó foi obrigado a migrar com
toda a família para o Egito (Gn 42ss). Apesar de tudo, o povo de Israel
expressava um profundo sentido religioso à Terra Prometida. Era a herança que
Deus tinha prometido a Abraão (Gn 12,7; Is 66,1-2), que não podia vender (1Rs
21,1-16), e era terra partilhada (Js 13,6).
A Terra de Israel se
divide em quatro faixas: a) A planície
litorânea. Região agrícola e fértil. Lugar do Monte Carmelo. b) O planalto central. Chamado de montanhas
da Cisjordânia. Lugar da cidade de Jerusalém, Samaria, Siquém, Silo, Hebron e
Belém. c) A depressão do rio Jordão.
Região mais profunda do planeta. Lugar do rio Jordão, do mar Morto, do vale de
Arabá, do golfo de Ácaba ao sul, do mar da Galiléia ao norte, também chamado de
Genezaré, Tiberíades ou Quineret. É rico em peixes e cercado de aldeias e
pescadores. É a região onde Jesus morou. d) O
planalto transjordânico. Região que fica do lado leste do rio Jordão.
As comunidades de
Israel compartilhavam histórias como a de Noé (Gn 6 – 10) ensinando a irmandade
e a humanidade de nossa natureza. Mesmo assim, percebe-se que há diferenças
culturais e étnicas na formação das sociedades, dividindo a humanidade em três
grupos. Milênios depois, a antropologia
chamaria a esses grupos de asiático,
africano e europeu. Os filhos de Jafé
são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras... Os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e
Canaã... Os filhos de Sem são: Elã,
Assur, Arfaxade, Lude e Arã... (cf. Gn 9,18-19; 10).
Vale mencionar alguns
nomes de matriarcas negras ressaltadas pelas tribos de Israel: Sara; Agar;
Cetura; Rebeca; Raquel; Lia; Zelfa; Bala; a cananeia Tamar; a egípcia Asenet;
Rute; Raab; Miriam; Débora; entre outras.
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