SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

SOMOS ÁTOMOS DE DEUS

domingo, 23 de setembro de 2018

UMA INTRODUÇÃO À BÍBLIA (Volume 1)


UMA INTRODUÇÃO À BÍBLIA (Volume 1)

Ildo Bohn Gass (Org.)
Aluno: Jonas Serafim de Sousa

A Terra de Israel, situada na Palestina (25 mil Km2), entre o Mar Mediterrâneo e o Deserto Siro-Arábico, traz a história do povo da Bíblia (1250 a.C.), e era conhecida como Terra de Canaã, dos cananeus. Com a organização das tribos israelitas, passou a ser chamada de Terra de Israel, Terra Prometida e Terra Santa.

Em 931 a. C., após a morte do rei Salomão, houve a divisão do reino: Reino de Israel no Norte e Reino de Judá no Sul. No tempo de Jesus, os romanos passaram a chamar toda a região de Palestina.
Hoje existem três Estados nessa região: o Estado Árabe da Jordânia (ocupado por Israel desde 1967); o Estado de Israel (judeus e árabes); o Estado Árabe da Palestina (ONU 1948 – implantado em 1996).
A Terra de Israel interliga os continentes da África, da Ásia e da Europa, ponto estratégico para o comércio e para a guerra.

Na época de Abraão, havia grande fluxo migratório entre a Mesopotâmia e o Egito. A Terra Prometida era um lugar submetido à seca. Por esse motivo Jacó foi obrigado a migrar com toda a família para o Egito (Gn 42ss). Apesar de tudo, o povo de Israel expressava um profundo sentido religioso à Terra Prometida. Era a herança que Deus tinha prometido a Abraão (Gn 12,7; Is 66,1-2), que não podia vender (1Rs 21,1-16), e era terra partilhada (Js 13,6).

A Terra de Israel se divide em quatro faixas: a) A planície litorânea. Região agrícola e fértil. Lugar do Monte Carmelo. b) O planalto central. Chamado de montanhas da Cisjordânia. Lugar da cidade de Jerusalém, Samaria, Siquém, Silo, Hebron e Belém. c) A depressão do rio Jordão. Região mais profunda do planeta. Lugar do rio Jordão, do mar Morto, do vale de Arabá, do golfo de Ácaba ao sul, do mar da Galiléia ao norte, também chamado de Genezaré, Tiberíades ou Quineret. É rico em peixes e cercado de aldeias e pescadores. É a região onde Jesus morou. d) O planalto transjordânico. Região que fica do lado leste do rio Jordão.

As comunidades de Israel compartilhavam histórias como a de Noé (Gn 6 – 10) ensinando a irmandade e a humanidade de nossa natureza. Mesmo assim, percebe-se que há diferenças culturais e étnicas na formação das sociedades, dividindo a humanidade em três grupos.  Milênios depois, a antropologia chamaria a esses grupos de asiático, africano e europeu. Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras... Os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã...  Os filhos de Sem são: Elã, Assur, Arfaxade, Lude e Arã... (cf. Gn 9,18-19; 10).

Vale mencionar alguns nomes de matriarcas negras ressaltadas pelas tribos de Israel: Sara; Agar; Cetura; Rebeca; Raquel; Lia; Zelfa; Bala; a cananeia Tamar; a egípcia Asenet; Rute; Raab; Miriam; Débora; entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário